Os servidores da Desenvolve Roraima realizaram na manhã desta quinta-feira (23) uma manifestação. Eles pedem a saída do atual presidente Adailton Fernandes. os manifestantes acusam o presidente de assédio moral. O protesto ocorreu em frente a Agência.
De acordo com o presidente da Associação dos Empregados Efetivos da Desenvolve (Aseaf-RR), Antonio Rafael, Adailton já está no cargo da agência há três anos e sempre praticou assédio com o servidores.
“Ao longo desses três anos, diversos atos por parte dos interesses pessoais dele. Desde atos pequenos até os atos mais amplos. Por exemplo, ele faz reuniões sem fundamentação, ele constrange pessoas nas reuniões. Ele constrange pessoas em particular. Ele cria um ambiente totalmente instável para gente trabalhar na instituição”, disse
Além disso, Rafael ressaltou que as mediadas de Adailton já resultaram em denúncias em vários órgãos. Como por exemplo, o Ministério Publico do Trabalho (MPT).
“Em junho de 2022 resultou no termo de ajuste de conduta, onde o próprio presidente praticamente reconhece que comete os atos. Ele assinou um acordo de que não cometeria mais. De lá pra cá ele vive quebrando esse acordo”, ressaltou.
Servidores reclamam de relação com presidente
Conforme os servidores, a relação de trabalho do funcionários com o presidente é péssimo, pois ele ignora os trabalhadores.
“A relação é em um sentido muito péssimo. Ele usa os gerentes e/ou setores para perseguir os funcionários. Ele já chegou a dizer para alguns funcionários deixarem de falar com outros. No sentido de perseguição mesmo, deixarem isolado, ele faz de tudo pra criar um ambiente instável”, completou.
Dessa forma, o servidor pede que ocorra a troca de presidência da Desenvolve RR. Pois Adailton usa a instituição apenas para atender seus interesses.
“A gente espera que possa pelo menos ser trocado o atual presidente. Porque a gente não consegue nem trabalhar. Qualquer atividade que a gente faça, ele simplesmente ignora […] Ele não respeita sequer uma lei. A gestão dele não está preocupada com o desempenho da instituição. Não está preocupado com o resultado […] ele usa a máquina pública para atender interesses pessoais”. finalizou.
Outras denúncias
Em maio de 2022, os servidores também procuraram a redação para denunciar a situação precária do teto da Desenvolve-RR.
Conforme um servidor, que não quis se identificar, ele viu a notícia sobre o forro que desabou sobre o leito de um idoso no Grande Trauma do Hospital Geral de Roraima (HGR). E então afirmou que o teto da empresa estava em uma situação parecida.
“Aqui na Desenvolve Roraima, está quase do mesmo jeito. Só falta cair na cabeça de alguém”, disse.
Além disso, eles relataram que um dos servidores foi demitido e entrou na Justiça com um processo contra a instituição por assédio moral e dano extrapatrimonial.
Como resultado a Justiça reconheceu a acusação e julgou a favor do servidor. Logo, reconduziu o funcionário ao cargo através da liminar.
Fonte: Da Redação