Prefeitura de Boa Vista revoga medidas restritivas da pandemia

Novo decreto desobriga uso de máscaras em locais fechados e apenas profissionais da saúde devem continuar usando o item

Prefeitura de Boa Vista revoga medidas restritivas da pandemia
Informações constam em Diário Oficial Foto/Divulgação/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista revogou as últimas medidas restritivas da pandemia de Covid-19 nesta sexta-feira (26). A publicação do decreto está no Diário Oficial do Município (DOM). O decreto também desobriga o uso de máscaras em locais fechados na capital.

Permanece obrigatório o uso de máscara por profissionais da saúde. Além disso, unidades de ensino ficam autorizadas a criar protocolos de uso ou não de máscaras e demais cuidados no âmbito de suas dependências

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) considerou o baixo número de casos de Covid na capital, assim como a atual taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI.

O índice de vacinação contra Covid em Boa Vista também foi importante para a tomada de decisão. Conforme o decreto municipal, o índice de esquema de vacinação completo na capital é de 58,16% sendo superior ao do Estado de Roraima que é de 47,63%.

Além disso, o município também considerou a portaria do Minidtério da Saúde que declarou o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo coronavírus.

Pandemia no cenário internacional

No último dia 5 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para então analisar o cenário provocado pela doença.  

Durante a última sessão deliberativa, membros do comitê destacaram a tendência decrescente de mortes por Covid-19. E, do mesmo modo, o declínio nas hospitalizações, nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI) causadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x