O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 22 de junho, que mais de 13 mil doações de sangue foram realizadas em Roraima no ano passado.
A nível nacional, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue. O que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com os dados de 2022. Em Roraima, no ano passado, ocorreram o total de 13.830 doações de sangue.
Isso significa que o Brasil está dentro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). É que, segundo o órgão, 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora de sangue. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo país regulares, isso sem risco de desabastecimento. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.
O Brasil possui 2.097 serviços de hemoterapia (coleta, hemocentros, hemonúcleos, unidades de coleta e transfusão, agências tranfusionais). Uma das estratégias da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados se trata do fortalecimento das estruturas de serviços. Como por exemplo, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).
Fonte: Da Redação