A Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai ofertar curso de formação continuada para professores da Educação Básica que atuam com alunos migrantes. Dessa forma, a instituição executará a iniciativa nos próximos três semestres letivos como ação do Programa de Formação (Profam).
A proposta é auxiliar os docentes no desenvolvimento e adequação de projetos, atividades, assim como na produção de materiais didáticos que possibilitem o acolhimento linguístico dos estudantes vindos de outros países. “Vamos oferecer formação continuada focada no ensino de línguas em contextos plurilíngues”, destaca Cora Gonzalo, professora do curso de Letras da UERR e uma das coordenadoras
Os interessados podem realizar a inscrição pela internet no período de 24 a 28 de julho. Poderão participar, no primeiro semestre, professores de áreas específicas, e posteriormente, as atividades ampliarão para docentes dos demais componentes curriculares.
“Na primeira etapa vamos oferecer 30 vagas para professores de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa. E 10 vagas para os acadêmicos de Letras e Pedagogia”, detalha Cora.
- O formulário eletrônico dos professores está disponível aqui.
- Já os acadêmicos deverão acessar aqui.
A partir da segunda fase do projeto serão incluídos os docentes de todas as áreas e abertas novas vagas aos acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia de todo o estado. O Profam será ofertado e certificado pela UERR, por meio da Diretoria de Educação Continuada – PROEC, em parceria com a SEED.
A abertura do curso de formação continuada será no auditório da UERR (Reitoria) no dia 08 de agosto. As aulas presenciais ocorrerão no Campus Boa Vista. No entanto, a outra parte do conteúdo por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UERR.
Fonte: Da Redação