O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou hoje (15) a continuação da Força Nacional em Boa Vista por mais 60 dias.
O ministro da Justiça, Anderson Torres, assina o documento. Com a prorrogação, os agentes da Força Nacional vão atuar na capital até o dia 13 de dezembro.
De acordo com a portaria, o ministério poderá prorrogar o prazo mediante pedido do Governo de Roraima. Caso não haja um novo pedido do governo, o efetivo deixará o estado imediatamente.
Conforme o documento, a Força Nacional vai apoiar os órgãos de Segurança Pública. As ações serão planejadas e devem contar com o apoio do governo.
Força Nacional
A atuação da Força Nacional em Boa Vista começou em agosto de 2018, logo após uma confusão envolvendo a expulsão de venezuelanos de Pacaraima, região Norte do estado.
Segundo o Ministério da Justiça, a Força Nacional é um programa de cooperação com os estados, a fim de executar atividades para preservar a ordem pública. Os agentes também trabalham em situações de emergência e calamidades.
Ainda de acordo com o ministério, eles podem atuar em qualquer parte do Brasil, se, assim, os governos pedirem. O tempo de permanência é de até dois anos.
Fonte: Da Redação