Alunos que integram a “I, Robot”, equipe de elite do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, foram vice-campeões na etapa nacional da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento aconteceu entre os dias 28 e 31 de agosto, no Rio de Janeiro. Eles foram recebidos no aeroporto, na madrugada desta sexta-feira (1º), pelo prefeito Arthur Henrique (MDB).
Os alunos são Luciano Sampaio, Sophie Lucy e Jorge Henrique. Além de ser a única representante de Roraima na competição, a “I, Robot” foi a equipe mais jovem na mostra, que contou com 240 alunos de todo o Brasil, distribuídos em 70 grupos.
“Nós iniciamos o projeto de robótica educacional no CCTI em 2016 e já está consolidado em Boa Vista. É a primeira vez que a gente participa da mostra, com a equipe mais jovem da competição. Fomos vice-campeões e isso é um orgulho muito grande para a gente, pois mostra que é um investimento que transforma a vida das pessoas. Hoje, nossos atletas conhecem muitos lugares do Brasil e trouxeram mais um troféu para nossa capital”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Conforme Luciano, que é aluno do CCTI desde os 11 anos, participar do campeonato foi uma experiência incrível. E ele já tem seus planos para o futuro.
“Foi muito divertido e conseguimos compartilhar conhecimento com pessoas de todo o Brasil e tivemos esse resultado inédito. Eu quero continuar competindo e levar isso como profissão”, comemorou.
Mostra de Foguetes
A competição consistiu no lançamento de um foguete construído com garrafa pet, papelão, fita adesiva, cartolina, assim como base feita com cano PVC. Com muita física envolvida, foram utilizados bicarbonato de sódio e vinagre com concentração de 4% de ácido acético para fazer o objeto alçar voo, dessa forma, atingindo a marca de 117,2 metros de distância da base.
Os alunos e instrutores ainda tiveram a oportunidade de participar de oficinas de construção de foguetes, além palestras de sobre astronomia. Além disso, a “I, Robot” ganhou um telescópio, que ficará no CCTI para outras atividades.
Etapa regional
A 1ª fase (regional) ocorreu no primeiro semestre deste ano, momento em que os alunos construíram o foguete e fizeram o lançamento com ar, no Parque do Rio Branco, atingindo 150 metros de distância.
Fonte: Da Redação