Moradores do S.J da Baliza denunciam precariedade em estradas e pontes

Escoar produção é um dos maiores desafios dos produtores de São João da Baliza

Moradores do S.J da Baliza denunciam precariedade em estradas e pontes
Vicinal em São João da Baliza – Foto: Yara Walker

Em meio a estradas de barro, buracos e pontes quebradas, os moradores dos municípios ao Sul de Roraima, buscam maneiras de trafegar nas vicinais. Em viagem à região, a reportagem iniciou o percurso pelas estradas de São João da Baliza.

Conhecida pela agricultura de diversos plantios, não é de hoje que os produtores da região têm a difícil tarefa de fazer o escoamento pelas estradas. Em muitos casos, eles têm prejuízos.

É o caso do Antônio José dos Santos, o Antônio borracheiro. Ele trabalha alugando caminhões para transportar cargas de bananas de São João da Baliza para Manaus.

Contudo, ele relatou que em setembro deste ano, o caminhão que levava 20 mil kg de banana tombou em uma vicinal da cidade.

“A vicinal estava intrafegável e a carroceria quebrou. No dia, fui à delegacia porque o dono da carga queria levar apenas as bananas e não queria pagar pelo prejuízo. Hoje estou consertando o caminhão sozinho”, disse.

De acordo com Antonio, os gastos com o conserto já chegavam a 15 mil. Além disso, há o prejuízo dos dias em que não aluga o veículo. Segundo o motorista, em média 30 mil.

Para Antônio, a situação é um descaso com os moradores. Apesar disso, ele tem esperança de dias melhores para a região.

“Hoje estamos pagando para trabalhar, pois o descaso é geral. Mas no futuro, espero que as estradas melhorem. É o sonho de todo caminhoneiro, de todos os moradores”, afirmou.

Moradores relatam as condições da ponte

A reportagem também esteve em uma das pontes do município que não é reformada há mais de 10 anos no trecho da RR-460, km 80. Para chegar até o local são necessárias quase 2h de carro a partir da sede do município.

O local, além de dificultar o tráfego de veículos, traz insegurança para a população. O autônomo Teidi Cabral, morador da cidade, disse que a população cobra solução do governo. Contudo, nunca há resposta.

“Sempre cobramos dos governantes para arrumar a ponte sobre o Rio dos Peixes para escoar a produção, mas não somos ouvidos. Estamos esquecidos”.

Conforme Teidi, a travessia é perigosa. Por isso, os caminhoneiros precisam tirar a carga de produtos do veículo para transportar com carrinho de mão para o outro lado.

“É difícil, mas se a gente não trabalhar, não temos como colocar comida em casa. Contudo, se tivermos pontes e estradas, conseguimos trabalhar com segurança”, afirmou.

Citada

A Secretaria de Infraestrutura informa que já iniciou os trabalhos de recuperação da estrada vicinal 29 do município de São João da Baliza. Ressalta que os serviços ainda não avançaram muito, porque nas localidades da região Sul o período chuvoso persiste causando alagamentos em trechos das vias, o que inviabiliza a execução dos trabalhos de manutenção.

Serão recuperados os 32 quilômetros da vicinal 29 e, na sequência, serão restauradas, respectivamente, as estradas vicinais 31 e 24.

Em relação à RR 460 (vicinal 26), que interliga a sede de São João da Baliza a Nova Colina, no município de Rorainópolis, já está em fase final, com previsão de conclusão até o término deste mês de novembro, o processo de licitação para contratação da empresa que executará a obra de asfaltamento dessa estrada.

Por Yara Walker

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x