O programa Mais Médicos registrou aumento de 105% no número de profissionais atuando em 2023. O balanço é do Ministério da Saúde. Ele indica que o com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, 86 milhões de pessoas tiveram beneficios.
Ao longo desse período, 744 novos municípios receberam o atendimento. Os números apontam que todos os 34 distritos sanitários indígenas tem integração ao Mais Médicos. “Um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos”, avaliou o ministério. No território Yanomami, o número de profissionais passou de nove para 28. Ao todo, 977 novos profissionais atuam na saúde indígena.
Ainda segundo a pasta, 41% dos participantes desistiram do programa em edições anteriores, por falta de perspectiva profissional. Dessa forma, a partir da retomada, em 2023, o Mais Médicos trouxe então aos profissionais, oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios.
Por fim, o Mais Médicos é uma estratégia nacional para a formação de especialistas. Além disso, a expectativa é que, nos próximos anos, cada equipe de saúde da família passe a contar com um especialista. Atualmente, o país registra mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade.
Fonte: Agência Brasil