TV 3.0: Governo Federal vai implantar novo sistema de televisão digital no país

Tecnologia promete aumentar a qualidade da imagem e som para que a população tenha a sensação de imersão no ambiente virtual; previsão é que até 2025 ocorra a instalação

TV 3.0: Governo Federal vai implantar novo sistema de televisão digital no país
Foto: Ministério das Comunicações

O Governo Federal por meio do Ministério das Comunicações (MCom) atuou em 2023 para estabelecer as diretrizes de implantação e evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, a TV 3.0. Ela vai garantir a disponibilidade de espectro de radiofrequências para a sua inserção no Brasil.

Tecnologia

Dessa forma, a nova tecnologia promete aumentar a qualidade da imagem, que irá saltar de Full HD para 4K ou até 8K. Ou seja, a imagem terá, no mínimo, quatro vezes mais pixels, além de melhorias na cor e na nitidez. O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de High Dynamic Range. (HDR). Com som imersivo, a tecnologia permite, ainda, que o telespectador tenha a sensação de imersão no ambiente virtual.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho falou sobre a importância do serviço. “A nova geração de TV Digital integrará o conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão à internet, criando novos modelos de negócios e empregos“.

O avanço do Governo Federal para a implantação

Do mesmo modo, em abril do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 11.484 sobre as diretrizes para o avanço da tecnologia no país e que garante a disponibilidade de radiofrequências para a sua implantação.

Seguindo o estabelecido no decreto, o MCom instituiu Grupo de Trabalho para propor um padrão tecnológico para a nova geração de TV digital no país, incluindo regulamentação, modelo de implantação no território nacional e cronograma de implantação para a TV 3.0. Esta foi uma etapa de preparação para a chegada da TV 3.0 no País, prevista para 2025.

Assim, o grupo é presidido pelo secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Wellisch. E reúne especialistas, cientistas, técnicos, acadêmicos e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fazenda e de entidades representativas do setor de Radiodifusão.

De acordo com Wilson Wellisch, esse novo padrão de televisão digital pode revolucionar a forma como o brasileiro acessa o conteúdo. “A implementação desta nova tecnologia de radiodifusão será importantíssima para uma mudança de patamar no setor. Inclusive no que se refere à concorrência imposta pelos serviços de streaming. Será um trabalho longo, mas, tal como foi na implementação da TV Digital, vamos participar de uma nova virada de chave na radiodifusão”, disse

O projeto

Assim, Juscelino Filho apresentou, em agosto, o projeto brasileiro da TV 3.0 no maior evento de Radiodifusão da América Latina, o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento (SET Expo 2023).

No dia 27 de setembro, o MCom comandou a 3ª Reunião Ordinária do GT, onde foram discutidos os testes das tecnologias candidatas para a Camada Física do ecossistema da TV 3.0, responsável pela transmissão do sinal pelo ar.
  

Por fim, em outubro, o Ministério das Comunicações apresentou portaria estabelecendo diretrizes complementares para a canalização, cobertura do serviço e harmonização de faixas de frequência para implantação da evolução da TV 3.0. O documento consta em Diário Oficial da União.

Fonte: Da Redação


 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x