Saúde
A ex-prefeita Teresa Surita usou as redes sociais na manhã desta sexta-feira (15) para mostrar que Roraima tem remédio. Ela mostrou em imagens um raio-x da Saúde e destacou o que chamou de “máfia da ortopedia”. Teresa se refere à contratação de mais de R$ 30 milhões de uma empresa investigada em outros dois estados para realizar cirurgias ortopédicas em Roraima.
Experiência
Prefeita cinco vezes na maior cidade de Roraima, onde se concentra quase 70% da população de todo o estado, Teresa é conhecedora de como funciona o serviço público, especialmente na área da saúde que é um grande desafio para qualquer gestor. Mesmo com toda a dificuldade financeira, ela manteve o Hospital da Criança em dia com reforma, atendimento e tudo mais. A unidade é a única que atende crianças em Roraima, recebendo pacientes de todos os municípios, bem como da Guiana e Venezuela, realiza os mais variados tipos de atendimentos. Inclusive ortopédicos. E nunca se ouviu falar em Roraima de um escândalo de corrupção ou qualquer esquema enquanto Teresa gerenciou Boa Vista.
Desprezo
O desprezo à Saúde e Educação já é uma marca registrada na gestão Denarium. Dessa vez, a Escola Estadual Indígena José Marcolino, na comunidade do Contão, em Pacaraima que está totalmente abandonada. Além disso, livros didáticos foram queimados no local e outra parte está jogada pelo chão e outros cantos do imóvel.
Reforma
Em julho do ano passado, o governador Antonio Denarium (Progressistas) anunciou em um evento que a escola receberia uma reforma geral. Apesar disso, segundo o denunciante, a obra ainda não teve início. E a situação da estrutura da escola está tão precária, que conforme e o denunciante, só uma reforma não resolve. Apesar das imagens do abandono do local, a Secretaria de Educação disse que a escola está em reforma desde o 2º semestre do ano passado e afirmou que há trabalhadores no local.
Roraima em chamas
A irresponsabilidade só cresce e deixa o Governo de Roraima ainda mais exposto aos escândalos, dessa vez é por conta das grandes queimadas que acontecem no estado. Não é apenas uma causa natural a quantidade de focos de incêndio, é também culpa de um governo desorganizado. A prova está nas denúncias feitas pelos servidores da Fundação de Meio Ambiente (Femarh). Uma das acusações que fizeram foi sobre a falta de plantão ambiental, que tem o objetivo de atender emergências e denúncias de crimes ambientais. Ou seja, por falta de compromisso com o meio ambiente e com a população, o governador Antonio Denarium se preocupa mais em proibir os bombeiros de publicar imagens de queimadas do que fazer um trabalho coerente com a situação enfrentada por Roraima.
Expoferr 2023
Quatro meses depois e a organização da Expoferr 2023 continua apresentando diversas irregularidades. A verdade é que está se tornando comum ver contratos com irregularidades no governo de Antonio Denarium. O TCE-RR vai apurar, portanto, o contrato no valor de R$ 17 milhões destinado para a empresa responsável por organizar o evento. Toda a investigação ocorre encima das contratações dos artistas nacionais que se apresentaram na Exporferr, principalmente por conta dos valores pagos, pois não condiziam com o momento que o Estado passava, até porque Denarium tinha acabado de pedir um empréstimo.