A Olímpiada Roraimense de Química (ORRQ) e a XVI Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) estão com inscrições abertas, respectivamente, para alunos do ensino médio de escolas federais, estaduais e particulares de Roraima e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
A Olímpiada Roraimense de Química segue com inscrições abertas até o dia 20 maio. Já as da XVI Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJr) vai até o dia 27 de maio de 2024. Os dois eventos contam com apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Já a Olimpíada Roraimense de Química (ORRQ) é um evento parte do Programa Nacional de Olimpíadas de Química. O objetivo é revelar estudantes dentro da área, além de estimular o estudo, o ensino, a integração e a pesquisa. Além de alunos do ensino médio (1º, 2º e 3º anos), podem participar dessa edição estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 4° ano do Ensino Técnico, regularmente matriculados.
Conforme informações da organização do evento, a ORRQ possui duas fases classificatórias chamadas de Fase I e Fase II. A Fase I tem inscrição on-line com número ilimitado de estudantes por escolaridade com a prova aplicada de modo remoto. Já a Fase II seleciona 400 estudantes com uma avaliação que será aplicada de maneira presencial divididas em quatro modalidades.
A XVI Olimpíada Brasileira de Química Júnior é voltada para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também conta duas fases. A primeira ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho e a segunda fase no dia 30 de agosto no formato presencial.
Como fazer a inscrição?
As inscrições nas duas Olímpiadas são gratuitas. Para a Olímpiada Roraimense de Química (ORRQ), representantes escolares, professores responsáveis ou os próprios estudantes individualmente devem acessar o site do Programa Nacional de Olímpiadas de Química disponível no endereço eletrônico ou o site da Olimpíada Roraimense de Química. Quem busca participar da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr), a inscrição deve fazer a inscrição pela página da competição ou por meio do representante da escola (Professor ou Coordenador).
Conforme o professor da UFRR, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Química e do Programa Estadual de Olimpíadas de Química, Luiz Antônio Costa, o incentivo à curiosidade científica e a aproximação de jovens com a química é o mais importante de toda a ação.
“Os estudantes de Roraima cada vez mais estão conquistando medalhas nas olimpíadas regionais, nacionais e queremos conquistar mais. Os melhores classificados receberão premiações como medalhas e certificados de honra ao mérito e representarão o estado de Roraima. Além do mais buscamos promover a aproximação dos professores universitários com estudantes e outros professores das escolas de ensino fundamental e médio. Então, convido os alunos a participarem desta edição”, afirma Luiz.
Para o regulamento completo e mais informações, acesse as páginas oficiais das Olimpíadas e também o perfil oficial das Olimpíadas no Instagram.
Fonte: Da Redação