O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, foi o mais assistido da IV Mostra Sesc de Cinema – Panorama Região Norte, realizado de forma virtual pelo Sesc Pará. O filme roraimense teve cerca de 350 visualizações, enquanto a live de abertura da mostra teve 80. Por outro lado, a segunda produção cinematográfica mais vista na programação alcançou 63 views. As exibições foram pelo canal do Sesc-PA no YouTube.
O Sesc Nacional, por meio de edital selecionou mais de dez filmes exibidos. Dessa forma, “A inacreditável história do milho gigante” foi a única produção roraimense escolhida para o Panorama Região Norte da mostra.
Totalmente produzido em Roraima, o curta-metragem dura cinco minutos. A Platô realizou o filme em 2021 com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal.
O poema anônimo de Aldenor Pimentel inspirou o enredo da animação. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro. Isso deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?
O filme nos festivais nacionais e internacionais
Oito festivais nacionais e internacionais selecionaram o filme até agora: IV Mostra Sesc de Cinema, do Sesc Nacional, Cinesolar, com exibição no Pará e no Maranhão, I Mostra Escolar de Animação, de Goiás, bem como o 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, do Piauí.
Além disso, também foi selecionado ainda para o V Festival Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro), o Festival Cinema com Farinha e o 4º Festival de Cinema de Rua de Remígio, os três da Paraíba, e o Festival Internacional de Fotografia e Curta-Metragem (IPSMF, sigla em Inglês), da Indonésia. No Festival de Cinema de Rua de Remígio, “A inacreditável história do milho gigante” recebeu menção honrosa.
Fonte: Da Redação