Ingrediente de inúmeras receitas como bolo, pamonha, canjica, polenta, cuscuz e outros, o milho é um cereal que se tornou tradição nas festas juninas do Brasil.
Em entrevista ao Roraima em Tempo, a nutricionista Kecyane Martins destacou os benefícios do consumo deste alimento.
“O milho é rico em vitaminas, minerais e fibras que ajudam o bom funcionamento do organismo. Por exemplo, pode ajudar no controle da pressão arterial”, iniciou.
Por fazer bem à saúde, o consumidor pode introduzir o cereal na alimentação ao longo do ano e não somente em época junina.
“Podemos e devemos consumir o cuscuz em algumas refeições do dia a dia, exemplo café da manhã e jantar, adicionando uma fonte de proteína e ficará uma refeição completa e nutritiva”, pontuou.
Entretanto, é importante ficar atento a quantidade que irá consumir porque, como qualquer outro alimento, pode fazer mal em caso de exagero.
“Não existe uma contra indicação na hora de consumir o milho, mas é importante ficar atento a quantidade consumida para não exagerar”, finalizou.
Milho nas festas juninas
As colheitas de produtores eram motivos de festa no Brasil, um costume introduzido pelos europeus no país durante a colonização.
No período, o país era um grande produtor de milho. A colheita da sagra do grão ocorria no meio do ano e, com isso, a população realizava as festas com música e comidas feita à base do milho, para celebrar a colheita.
E, assim, surgiram as festas juninas no país. Durante as festas, é possível encontrar uma diversidade de comidas típicas e receitas derivadas do grão.
Por Bruna Alves