No Brasil, o ingresso de mulheres no mercado da tatuagem têm crescido. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostraram que 45% dos profissionais em estúdios de tatuagem é feminino. Em Roraima, a primeira mulher tatuadora Gláucia Ferreira, registra por meio de prêmios sua trajetória e reconhecimento.
À reportagem da TV Imperial, Gláucia disse que enfrentou diversos preconceitos no início da carreira em um espaço anteriormente dominado pela presença masculina.
“Foi uma caminhada muito longa por conta do machismo. Comecei em estúdios de tatuagens de colegas mais experientes e muitos diziam pra eu desistir, que era coisa de homem. Além disso, não me deixavam sequer observar para aprender. Hoje, estamos conquistando o seu espaço em uma área considera predominante masculina. 45% dos profissionais de tatuagem são mulheres e há várias renomadas com estúdios que recebem somente mulheres”, explicou.
Mulheres e tatuagem
A estudante Arausi Perez é cliente de Gláucia e já fez três tatuagens com ela. Ela disse então que as mulheres têm a capacidade e a competência para ocupar espaço no mercado.
“Gosto muito do trabalho dela. A primeira perguntam que nos fazem quando fazemos a tatuagem é ‘quem foi o tatuador’ então, temos sim toda a capacidade para executar um belissimo trabalho e estarem no mercado tanto quanto os homens, finalizou.
Fonte: TV Imperial