Moradores da comunidade indígena Araçá, no Amajari interior de Roraima, voltaram a denunciar ao jornalismo da rádio 93 FM, a falta de estrutura na Unidade Básica de Saúde (UBS), UBS Tuxaua Salomão Batista na região.
A unidade foi inaugurada em 2017, contudo, há quatro anos, a estrutura da unidade apresenta péssima condições e o problema só piorou.
Imagens enviadas à reportagem mostram o abandono do local. Os banheiros ainda estão danificados, o forro caindo e o chão tomado pela sujeira.
Veja imagens:
De acordo com uma moradora que preferiu não ser identificada, a secretária de Saúde do Amajari, Irislandia da Silva Galvão, havia dito que o prédio passaria por uma reforma em junho, o que não ocorreu.
“A estrutura está bem pior do que estava. Em abril denunciamos a situação e a secretária disse que em junho fariam obras, no entanto, até agora nada aconteceu. Parte da estrutura está cedendo e está cada vez pior”, explicou.
Do mesmo modo, a mulher explicou que por contra da falta de estrutura, os atendimentos médicos ocorriam em um outro posto de saúde menor e em uma escola escola municipal.
“Existe um posto de saúde muito pequeno aqui que não supre a necessidade. E também tem a escola Mariano Marques que atende a demanda quando vêm a equipe da saúde. Nesse caso é preciso paralisar as aulas para os atendimentos”, disse.
Direito da comunidade
Assim, a mulher lembrou que é um direito da comunidade acesso à saúde. “Tudo isso nos deixa tristes, pois sabemos que é um dever da Prefeitura de Amajari. A gente sofre na área da saúde em nossa comunidade. Isso não é justo com a população e ainda mais com os povos indígenas. Que as autoridades não venham olhar somente no tempo de política, pois neste tempo eles já deveriam saber o que deveria ter sido feito”. desabafou.
Citado
A reportagem entrou em contato com a secretária de Saúde do Amajari, Irislandia para posicionamento sobre o assunto, e aguarda retorno.
Fonte: 93 FM