Roraima confirmou o primeiro caso da gripe H3N2 nessa terça-feira (28). Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), uma mulher recém chegada de viagem teve os sintomas e procurou o Hospital Geral de Roraima (HGR). Então, o Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen) foi responsável pelo exame.
“A paciente encontra-se bem de saúde e segue sendo monitorada. A equipe municipal será responsável por acompanhar e concluir a vigilância epidemiológica”, informa trecho da nota.
Conforme a Sesau, o Hospital Geral de Roraima e o Hospital da Criança Santo Antônio são as unidades sentinelas de monitoramento para os casos da H3N2.
Isto porque o Ministério da Saúde orienta que a vigilância da Influenza seja feita por vigilâncias sentinelas de Síndrome Gripal e de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Influenza H3N2
O vírus H3N2 pode infectar humanos, aves e porcos. Além disso, ele tem mutado em outras cepas.
Entre os sintomas mais comuns estão: febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos. Além de vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.
Fonte: Da Redação