Novo PAC: Governo Federal vai construir mais uma maternidade em Boa Vista

Capital de Roraima e outras 62 cidades do país foram contempladas com novas unidades de saúde após processos de trocas, desistências, não formalização e substituição de propostas aprovadas anteriormente

Novo PAC: Governo Federal vai construir mais uma maternidade em Boa Vista
Modelo arquitetônico da nova maternidade – Foto: Divulgação

O Governo Federal anunciou a construção de mais uma maternidade em Boa Vista, através do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 4 de novembro.

A capital de Roraima e outras 62 cidades do país foram contempladas com novas unidades de saúde após processos de trocas, desistências, não formalização e substituição de propostas aprovadas anteriormente.

“Os entes municipais que desistiram da proposta, trocaram a modalidade ou não apresentaram a documentação completa no tempo solicitado foram substituídos por novos municípios que preencheram todos os requisitos para aprovação da proposta, seguindo os critérios de priorização estabelecidos no edital”, explicou o diretor de Programa da Secretaria- Executiva do Ministério da Saúde, Henrique Chaves.  

A formalização das novas propostas selecionadas se dará por meio de assinatura de Termo de Compromisso, se tratando de maternidades.

Agora cabe ao Comitê Gestor do PAC, coordenado pela Casa Civil, confirmar a inclusão no Programa. No entanto, Boa Vista já está autorizada a procurar o Ministério da Saúde para iniciar os trâmites necessários à continuidade do processo.

Outras obras

Além da maternidade, o Ministério da Saúde já anunciou anteriormente a construção de um Centro de Parto Normal em Boa Vista. Conforme a Pasta, a unidade deve realizar cerca de 36 mil atendimentos por ano.

Os centros de parto normal tratam-se de unidades destinadas à assistência ao parto de risco habitual, fora de estabelecimento hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. 

Eles oferecem um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal.

Vai compor a unidade 5 suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, assim como áreas internas e externas de ambulação. O Centro de Parto Normal vai contar com espaços que possibilite a presença de acompanhante e áreas de apoio técnico e estímulo ao parto normal.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x