Centro de Parto Normal será construído em Boa Vista, anuncia Ministério da Saúde

Unidade será composta por suítes de pré-parto, parto e pós-parto, banheira, áreas internas e externas de ambulação, entre outros espaços

Centro de Parto Normal será construído em Boa Vista, anuncia Ministério da Saúde
Projeto do Centro de Parto Normal – Foto: Reprodução

O município de Boa Vista, capital de Roraima, vai receber um Centro de Parto Normal (CPN). O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Eixo Saúde, do Governo Federal.

Outros 18 estados também serão contemplados com a construção de CPNs. Conforme o Ministério da Saúde, cada unidade deve realizar cerca de 36 mil atendimentos por ano.

Os centros de parto normal são unidades de saúde destinadas à assistência ao parto de risco habitual, fora de estabelecimento hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. 

São projetados para oferecer um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal.

Eles serão compostos por 5 suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, com espaços que possibilite a presença de acompanhante de livre escolha da mulher e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado, em conformidade com a normas que regulamentam os serviços de obstetrícia e neonatologia, além de serem uma edificação inclusiva e sustentável. 

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x