PRESSÃO PSICOLÓGICA: O que fazer para enfrentar as cobranças para 2022

Vivemos em uma sociedade que está sempre cobrando resultados, seja no trabalho, na vida pessoal, social e familiar

PRESSÃO PSICOLÓGICA: O que fazer para enfrentar as cobranças para 2022
Psicóloga dá dicas sobre como enfrentar pressão psicológica em 2022 – Foto: Divulgação

Nem sempre as cobranças são nocivas, mas, devemos ficar atentos para identificar quando isso começa a se tornar abusivo, o que pode levar ao desencadeamento de emoções negativas e mesmo, doenças que afetam o bem estar da nossa mente.

Algumas pessoas ainda tem receios de falar da saúde mental e isso tem de ser desmistificado. Atualmente as formas de se comunicar, seja pela internet e/ou meios de comunicação tradicional (rádio, televisão, jornais escritos, etc.), tem experimentado um grande avanço, com isso, falar de saúde mental passou a ser algo natural, mas precisamos avançar.

Por sua vez, existem algumas barreiras na hora de tratar do emocional, sendo uma delas o financeiro, assim como, preconceitos e estigmas como o que alguns dizem que “quem procura Psicólogo é porque está louco”, o que é um equívoco.

Vivemos em uma sociedade que está sempre cobrando resultados, seja no trabalho, na vida pessoal, social e familiar. Essa pressão psicológica nada mais é que uma situação limite em que alguém se encontra, em um ou vários âmbitos da vida. Caso perceba que não está lidando bem com os compromissos e a vida em geral, o certo a fazer é buscar a ajuda de um profissional da Psicologia.

Cobranças

As cobranças podem surgir desses vários ambientes (trabalho, relacionamentos, família, etc.). Por exemplo, no trabalho uma pessoa pode se sentir pressionada pela necessidade de bater metas, ser eficiente, dobrar resultados e etc. Isso pode levar a um nível de estresse elevado, gerando a conhecida Síndrome de Burnout.

Nos relacionamentos de vida a dois, essa cobrança pode estar atrelada a uma vida conjugal complicada, ciúmes excessivos, ingerências de terceiros na relação e assim por diante. Na família aparece na persistente cobrança para que a pessoa efetive um casamento, foque nos estudos, etc.

Essa espécie de “sufocamento” da autonomia da pessoa que está sob a pressão psicológica, muitas vezes não permite que ela tenha meios de sair dessa situação sozinha e, atuando junto com isso, tem o fato de não conseguir cumprir as cobranças excessivas que são depositadas sobre ela.

Essas demandas fatalmente irão aparecer tanto no corpo físico ou na mente e, como corpo e mente estão interligados, os danos podem ser mais amplos afetando ambos, pois é fato que quando o emocional está abalado afetará o corpo físico e vice-versa.

Principais sintomas da pressão psicológica

  • Surgimento de insônia, a qual se caracteriza pelo sono desregulado e na dificuldade de dormir;
  • Aumento considerável da agressividade. Isso ocorre por conta dessas pressões, onde a pessoa se sente incapaz de cumprir com as demandas. Uma pessoa submetida a pressão psicológica pode se comportar de modo agressivo;
  • Tristeza devido a essa percepção de incapacidade em resolver as demandas;
  • Sensação de estar sempre cansado;
  • Sentir-se desmotivado por perceber que não é capaz de lidar com o que lhe é cobrado;
  • Alteração negativa nos afazeres do cotidiano, onde tarefas simples do dia a dia passam a ser realizadas com dificuldade.

As pressão psicológica pode levar a doenças graves da mente, como a já citada Síndrome de Burnout, quadros depressivos; ansiedade; Síndrome do Pânico.

O que fazer

Para lidar com esse esgotamento mental e emocional, o certo a fazer é buscar ajuda do Psicólogo, o qual é capacitado em técnicas científicas para ajudar a tratar o problema.

O Psicólogo qualificado conseguirá identificar o problema e em seguida aplicar as técnicas adequadas para cada caso, assim ajudará a resolve-los. A psicoterapia não funciona como se fosse um remédio para dor de cabeça, que ao tomar uma pílula está desaparecerá.

O psicólogo define a psicoterapia após a anamnese do paciente. É um tratamento a longo prazo, mas que traz muitos benefícios, como a descompressão psicológica e a melhora da qualidade de vida.

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a saúde mental saudável, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Consultas pelo telefone (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x