Empresas crescem no mercado digital durante a pandemia

Resultado foram positivos para os novos negócios nascidos no digital

Empresas crescem no mercado digital durante a pandemia
Com a pandemia, o movimento foi acelerado, resultando em um boom tanto de novos negócios nascidos no digital/Foto: Agência Mais Brasil

O olhar mais intensificado das empresas para o universo digital já era algo esperado para os próximos anos.

Com a pandemia, o movimento foi acelerado, resultando em um ‘boom” tanto de novos negócios nascidos no digital, quanto de empresas físicas que tiveram que se adaptar ao formato.

O Índice de Transformação Digital Dell Technologies apontou, que 87,5% das empresas brasileiras aceleraram seus projetos de transformação digital em 2020, considerado como o ano do empreendedorismo digital no mundo dos negócios.

Para o administrador de empresas Augusto Barretto, que há dez anos tem trabalhado com maior foco na área de marketing, um dos desafios do atual cenário é a necessidade de adaptação de forma mais veloz.

“O desafio é realmente ter velocidade na adaptação. Conseguir se moldar às novas tecnologias é a chave para ter sucesso no negócio. Isso obviamente foi acelerado pela pandemia, mas era um processo que já vinha em andamento”, disse.

A pesquisa “Panorama de Negócios Digitais Brasil” promovida pela pela Spark Hero, apontou que 54% dos empreendedores digitais começaram a empreender durante a pandemia.

Criada um pouco menos antes desse período, a marca de moda praia Lia Presenti, da estilista baiana de mesmo nome, foi uma das empresas que tiveram que superar o desafio imposto pelo isolamento social.

“Criei minha vitrine no Instagram e fui anunciando meus produtos. O empreendimento se popularizou e hoje já somos mais de 94 mil seguidores que ajudam a fortalecer nossa marca e levá-la para vários cantos do mundo. O trabalho é constante, mas confio na nossa qualidade e na equipe que trabalha comigo, isso também é essencial para nosso progresso. Com certeza 2022 promete”, conta Lia.

Importância digital

De acordo com Augusto os empreendedores não devem se omitir para a contribuição da tecnologia e do marketing digital para o avanço de seus negócios. Ele explica que esse é um processo que não tem mais volta.

Em muitos casos, o micro e pequeno empresário têm uma dificuldade em lidar com a tecnologia. Isso muitas vezes está relacionado à própria vontade ou perfil de liderança do empreendedor. Só que não dá mais pra se omitir em relação a isso. O mundo ficou digital e o empresário precisa aprender a usar as tecnologias a seu favor”.

Gerenciamento 

Seja digital ou totalmente físico. No fim, o que importa mesmo é que todo empreendimento seja bem gerenciado para oferecer lucros.

A venda na internet no entanto, exige cuidados como: custo da hospedagem do site, taxa cobrada pelo meio de pagamento que vai escolher, prazo para o dinheiro entrar na sua conta, custo da transportadora, entre outros. 

Não é que vender on-line seja mais caro. São custos e dinâmicas diferentes que devem ser avaliadas na hora de estipular o preço adequado.

Vale ressaltar que o site é a sua loja. Não gaste dinheiro com desenhos ou recursos mirabolantes.

Não faça panfletagem por WhatsApp ou nas redes sociais. Ofereça produtos pontuais para aquele cliente que você conhece. Saiba se ele é casado, se tem filhos, mora sozinho, dentre outros detalhes sobre o seu consumidor.

Quando você dispara mensagens promocionais aleatórias, elas podem cair na pessoa errada. Ou seja, um potencial cliente a menos.

Outras dicas

Existem sites que estão prontos para anunciar e vender o seu produto. Eles são chamados de marketplaces. A maioria deles é gratuita. Neles é possível criar a descrição de um produto, colocar fotos e fazer negociações. Não esqueça de olhar se há taxas cobradas na hora da venda.

Um dos maiores erros de empreendedores iniciantes é misturar o orçamento pessoal com o de seu negócio. Tirar dinheiro do caixa da empresa para cobrir gastos pessoais pode parecer normal, mas pode ser fatal.

Para não cometer esse erro, estipule uma remuneração baseada não apenas no que você precisa para viver, mas também na saúde do seu negócio. Por isso, controlar a planilha de custo é algo crucial para o sucesso da empresa e da sua qualidade de vida.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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