A Polícia Federal realizou, nesta semana, dia 17, a cerimônia de início das atividades do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). Coordenado pela Polícia Federal (PF), o Centro está instalado em localização estratégica, e tem como foco o enfrentamento a crimes internacionais que afetam a região e fronteira.
A cerimônia contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do Corregedor Nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, do Secretário Nacional de Segurança Publica, Mário Luiz Sarrubbo, do Diretor Geral da PRF, Antonio Fernando Souza Oliveira, do Deputado Estadual Dan Câmara, do Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire, assim como do coordenador do CCPI, Paulo Henrique Oliveira.
O CCPI é uma das principais entregas do Governo Federal no âmbito do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas). Como resultado dos compromissos assumidos na Carta de Belém e dos Estados da Amazônia Legal. Nesse sentido, iniciativa é fruto de parceria com o BNDES e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com recursos do Fundo Amazônia.
Além disso, o novo Centro funcionará como um espaço de articulação conjunta entre forças de segurança pública do Brasil e de países vizinhos. Dessa forma, promove troca ágil de informações e o planos de ações integradas no combate a crimes ambientais, tráfico de drogas e contrabando. O CCPI contará também com representantes dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), fortalecendo a cooperação.
A estrutura do Centro inclui serviço de inteligência, divisões de operações e logística, sala de videomonitoramento, gabinete de crise, sala de imprensa, entre outros espaços voltados à atuação coordenada.
Fonte: Polícia Federal

