Repórter do Grupo Égia é selecionada para participar do 9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, em São Paulo

Evento reúne jornalistas, pesquisadores e especialistas do Brasil e do exterior para debater temas da atualidade no campo da educação

Repórter do Grupo Égia é selecionada para participar do 9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, em São Paulo
Rayane Lima na 8ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação – Foto: Arquivo pessoal

A jornalista Rayane Lima, do Grupo Égia de Comunicação, foi uma das 30 selecionadas — entre 160 inscritos — para receber bolsa e participar do 9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. O evento vai acontecer entre os dias 25 e 26 de agosto, em São Paulo.

Promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), o evento reúne jornalistas, pesquisadores e especialistas do Brasil e do exterior para debater temas da atualidade no campo da educação. O encontro desta edição vai discutir os desafios do ensino superior brasileiro; o papel dos influenciadores na educação midiática; e impactos da crise climática na educação no contexto da COP30.

Esse é o segundo ano consecutivo em que Rayane é selecionada para participar do congresso. Para ela, dessa vez é mais especial, já que agora é jornalista recém-formada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e integrante da Rádio 93FM.

“Esse é o primeiro ano que vou como jornalista formada, então é uma experiência muito especial, porque além de jornalista formada, eu vou como repórter de rádio. É outra experiência. As trocas são muito boas, a gente conversa com outros jornalistas de outros estados, consegue fontes de outros estados. É uma rede de comunicação muito boa e é muito gratificante”, pontuou.

Foto: Lara Muniz/Roraima em Tempo

‘Oportunidade’

Todos os selecionados para o evento são jornalistas que moram fora de São Paulo. Roraimense de nascença, Rayane defende a importância da participação de profissionais do interior do país em congressos como esse.

“É uma oportunidade maravilhosa. Principalmente para jornalistas que estão mais afastados dos centros metropolitanos, que muitas vezes não têm oportunidade de ir para congressos de formação. Ano passado eu fui e o tema era crise climática, eleições municipais e uso da inteligência artificial. Então foi uma questão muito abrangente para os jornalistas que trabalham com educação também”, disse.

Os bolsistas são de 24 estados do Brasil. A seleção levou em conta critérios como: diversidade regional, gênero, raça e etnia, assim como o perfil de atuação. Além da gratuidade para a participação no evento, eles terão direito à passagens aéreas e traslados, hospedagem e custos com alimentação.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x