O ‘Workshop de Construções Sustentáveis’, promovido pela Prefeitura de Boa Vista, aconteceu nessa terça-feira, 22, no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento reuniu profissionais da construção civil, autoridades, acadêmicos e especialistas para discutir práticas sustentáveis e inovações que estão transformando o setor.
O palestrante do evento foi Felipe Augusto Faria, CEO do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), referência global em construções sustentáveis. Dessa forma, ele apresentou estratégias que contribuem para obras mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
“Sabemos que, ao longo de 50 anos, apenas 15% do custo de uma edificação está na construção. Os outros 85% estão na operação e manutenção. Por isso, investir em eficiência energética e no uso racional da água gera economia para quem utiliza o espaço, além de conforto térmico, acústico e luminoso”, explicou Felipe.
No entanto, o especialista ressaltou que, em tempos de mudanças climáticas, é essencial que as construções estejam preparadas para eventos extremos. Felipe citou como exemplo, ondas de calor, frio e enchentes. Além disso, o Brasil tem um desempenho melhor em emissão de carbono do que países como EUA, China e Europa.
“O movimento por construções sustentáveis é global e crescente. O Brasil é o 5º país com mais empreendimentos certificados internacionalmente, com cerca de 3 mil projetos e 70 milhões de m². Isso também abre oportunidades promissoras para jovens que atuam com soluções sustentáveis na construção civil”, contou.
Felipe destacou ainda que Boa Vista já é referência por seu planejamento urbano e tem potencial para crescer de forma organizada, assim como ambientalmente responsável. “Investir em eficiência energética é mais rápido e menos custoso do que ampliar a produção de energia. A cidade já tem boas práticas e pode avançar ainda mais com certificações como o Leed”, afirmou.
A estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFRR, Karen Costa, comemorou a oportunidade de aprofundar o tema, principalmente fora da sala de aula. “Ter acesso a especialistas e entender como aplicar essas soluções, na prática, é essencial. Quero levar esse conhecimento para meus futuros projetos”, disse.
Ações de sustentabilidade já adotadas em Boa Vista
Boa vista já implementou várias ações sustentáveis, como por exemplo, a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, o uso de energia solar em prédios públicos e a instalação de ecopontos para descarte consciente de resíduos. Boa Vista ainda aposta em áreas verdes e no incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.
O Parque do Rio Branco por sua vez, é um dos símbolos dessa transformação, com ciclovias, quadras, áreas de lazer e a “Selvinha Amazônica”, destacando que é possível aliar urbanismo, qualidade de vida e preservação ambiental.
Fonte: Da Redação

