A Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do grupo de pesquisa “Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia”, promove nesta quinta-feira, 31, o debate “Comunidade LGBTQAPN+ e o meio ambiente”. A atividade será às 18h30, na sala 141 do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA), no campus Paricarana. A entrada é gratuita.
Para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBT em 2025, o evento reúne representantes de movimentos sociais LGBTQIAPN+ de Roraima. O objetivo de discutir como esses grupos vêm sendo representados e inseridos nas pautas ambientais do estado.
De acordo com o professor Simão Farias Almeida, que coordena a ação, o encontro busca refletir sobre os impactos ambientais e sociais que atingem especialmente comunidades vulnerabilizadas, como indígenas, quilombolas, moradores de rua e a população LGBT. “É um debate urgente. Quando falamos de meio ambiente, falamos também de políticas, economia e relações sociais e os grupos historicamente excluídos também fazem parte desse cenário”, pontua.
O evento da UFRR
Além disso, o evento desta quinta abre uma série de rodas de conversa com outras minorias sociais, raciais e étnicas. A ideia é pensar estratégias de enfrentamento às desigualdades socioambientais, inclusive a partir da construção de identidades visuais que fortaleçam e mobilizem os movimentos sociais em defesa da diversidade e da preservação ambiental.
“O meio ambiente não se preserva sozinho. Preservar a natureza também é proteger quem mais sofre com os impactos da degradação e da exclusão”, reforça o professor.
Fonte: Da Redação

