Delegado-geral da Polícia Civil investigado por ‘atrapalhar’ investigações do caso Romano dos Anjos deixa o cargo

Herbert Amorim pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados

Delegado-geral da Polícia Civil investigado por ‘atrapalhar’ investigações do caso Romano dos Anjos deixa o cargo
Delegado Herbert com o governador Antonio Denarium – Foto: Reprodução/Facebook

O governador Antonio Denarium (PP) anunciou nesta sexta-feira (4) a saída do delegado-geral da Polícia Civil (PCRR), Herbert Amorim Cardoso. O chefe do executivo fez o anúncio durante inauguração de uma delegacia em Pacaraima, Norte do estado.

Amorim é citado nas investigações do sequestro do jornalista Romano dos Anjos. De acordo com a força-tarefa criada pelo próprio chefe da Polícia Civil, Herbert e o adjunto Eduardo Wayner, tentaram interferir nos trabalhos da equipe designada para solucionar o caso.

O inquérito mostra que no dia 25 de novembro de 2020, o delegado enviou uma mensagem pelo WhatsApp para Prola.

Na manhã seguinte, o secretário recebeu Herbert e Wayner. Na ocasião, eles pediram ajuda ao secretário para interferir nas investigações. Conforme o depoimento, os dois queriam tirar o delegado João Evangelista do comando da força-tarefa.

O inquérito relata ainda que, no encontro, os chefes da Polícia Civil levaram um “recado” do então presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (SD).

Herbert afirmou que Jalser Renier havia dito que: “se a investigação continuar, vai morrer gente”. O próprio secretário Edison Prola confirmou a informação em depoimento.

O delegado se pronunciou pelas redes sociais na época e se disse surpreso.

Procedimento administrativo

No dia 8 de outubro do ano passado, após divulgação do caso no Roraima em Tempo, a Corregedoria da Polícia Civil abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

O processo apura a conduta do delegado-geral Herbert Amorim, bem como do adjunto Eduardo Wayner.

À época, o governo disse que “é de total interesse do Governo do Estado a elucidação dos fatos para que sejam adotadas medidas administrativas caso necessário”.

O Roraima em Tempo entrou em contato com a PCRR para saber o andamento do PAD e aguarda resposta.

Candidato

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), Herbert pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Por isso pediu a exoneração do cargo. O delegado comandava a Polícia Civil desde dezembro de 2018.

Conforme a Secom o adjunto, Edyardo Wayner assume a titularidade da Delegacia-Geral. Por fim, Denarium ainda não definiu quem assumirá o cargo de adjunto.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x