Estudante da UFRR cria primeiro repositório indígena do Brasil

Em Roraima, site deve concentrar produções do Instituto Insikiran

Estudante da UFRR cria primeiro repositório indígena do Brasil
Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Foto: Divulgação

O estudante da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Elton Bentes Neves criou o primeiro repositório digital indígena do Brasil.

O repositório é um site com bases de dados que reúnem a produção acadêmica de uma instituição. Em Roraima, ele deve concentrar produções do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena (Insikiran).

Conforme a UFRR, entre as produções estão projetos acadêmicos, científicos e etnocultural da unidade, com monografias, dissertações, e-books, dicionários digitais de línguas indígenas, materiais técnicos e educativos bem como outros saberes.

Sobre o estudante

Elton é bibliotecário da UFRR e aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFRR).

Para ele, a iniciativa serve como ferramenta para proteger, preservar, organizar, divulgar e disseminar os saberes científicos e etnoculturais dos povos indígenas do estado. O acesso ao site é aberto e gratuito a todos. 

“Espera-se que este instrumento tenha uma vida infinita e receba o devido suporte quanto aos avanços tecnológicos contínuos. A missão é produzir, integrar e socializar”, diz Elton.

Repositório

De acordo com a UFRR, a entrega do produto ocorreu no dia 28 de janeiro. Estiveram presentes no evento o reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, representantes do PROFNIT e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UFRR.  

Para a instituição, além da preservação, o site é a garantia da autoria dos conhecimentos tradicionais indígenas, que são transmitidos a cada geração.

Conforme o professor Eliseu Sandri, diretor do Insikiran e orientador do aluno Elton o produto representa uma grande conquista dos povos indígenas de Roraima.

“Frente a um canal privilegiado para equalização de acesso para interagir com mundo das mídias digitais em plena era do conhecimento”, disse.

Segundo a UFRR, a previsão é que o acesso público esteja liberado a partir de março deste ano.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x