Rodrigo Cataratas é condenado a 16 anos de prisão por liderar grupo criminoso na Terra Yanomami

Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022

Rodrigo Cataratas é condenado a 16 anos de prisão por liderar grupo criminoso na Terra Yanomami
Foto: Reprodução redes sociais

O empresário Rodrigo Cataratas, foi condenado a 16 anos e sete meses de prisão por liderar um grupo criminoso responsável pelo garimpo ilegal e degradação ambiental na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

A decisão dessa quinta-feira, 29, está assinada pelo juiz federal Victor Oliveira de Queiroz, da 4ª Vara Federal Criminal de Boa Vista. O empresário deve cumprir a pena em regime fechado. Além disso, ele deve fazer o pagamento de R$ 31, 7 milhões em indenização por danos aos Yanomami.

Outras quatros pessoas também receberam condenação, incluindo o filho dele Rodrigo mello, a irmã Brunna Mello e ainda Leonardo Arno. Cataratas é apontado como líder do grupo que atuava na exploração ilegal de ouro e cassiterita no território indígena.

O que o empresário

Por meio de nota, Cataratas disse que a condenação proferida em primeira instância “causa profunda perplexidade”. Disse ainda que a decisão ignora, os documentos apresentados pela defesa, que comprovam a atividade lícita desenvolvida ao longo dos anos, incluindo notas fiscais de venda legal de minérios, declarações de imposto de renda, licenças ambientais e autorizações expedidas pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Por fim, disse que se trata de uma decisão ainda não definitiva e que a defesa confia plenamente que, nas instâncias superiores, para o reconhecimento da verdade.

Relembre

Em 2022, Ministério Público Federal (MPF-RR) denunciou à Justiça Federal o empresário por suspeita de liderar o esquema que explorava o garimpo ilegal. Como resultado, as investigações mapearam a existência de 23 aeronaves a serviço da suposta organização criminosa.

O grupo, segundo o MPF, atuava com “poderosa engrenagem logística e econômica” em garimpos na Terra Yanomami, tanto diretamente na exploração de minérios quanto no fornecimento de infraestrutura a outros grupos.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x