Com a entrega da Escola Municipal de Tempo Integral José David Feitosa, localizada no P.A. Nova Amazônia, na região do Murupu, a Prefeitura amplia as oportunidades de ensino na zona rural de Boa Vista. A unidade é a primeira de tempo integral, inaugurada pelo prefeito Arthur Henrique, atendendo todas as etapas da educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com capacidade para atender cerca de 510 alunos, a Escola Municipal José David Feitosa funciona nas etapas de creche, pré-escola, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e EJA. “A unidade traz um projeto de tempo integral que é algo novo para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, algo que antes só existia na creche. Agora, estendemos essa proposta para outros segmentos, fortalecendo a permanência dos alunos na rede municipal”, afirmou o prefeito Arthur Henrique.
Funciona então assim: os estudantes entram às 7h30 e saem às 16h30, enquanto a EJA funciona no período noturno. Pela manhã, os alunos têm aulas do currículo regular e, à tarde, participam de atividades complementares alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como oficinas pedagógicas, projetos de sustentabilidade, informática, robótica, atividades esportivas, culturais e reforço de leitura e escrita.
“Uma revolução para a educação municipal”
De acordo com a gerente municipal da Educação Básica, Angelita Schmitz, a implantação do tempo integral atende às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e representa uma inovação pedagógica para o município.
“A escola José David é uma revolução. Atender a pré-escola, os anos iniciais e finais do ensino fundamental em tempo integral é uma novidade para Boa Vista. Mais de 500 crianças receberão quatro refeições diárias e uma proposta pedagógica que inclui oficinas, esporte, cultura e meio ambiente. Isso fortalece o vínculo com a escola e melhora significativamente a aprendizagem”, completou.
Estrutura moderna e bem pensada
A Escola José David Feitosa foi construída do zero, com substituição do antigo prédio, e conta com 16 salas de aula, quadra coberta, refeitório, parquinho, horta, pátio, redário e espaços pedagógicos e administrativos distribuídos em cinco blocos. Dessa forma, a área construída total é de 4.151,75 m², com investimento de aproximadamente R$ 14,9 milhões, recursos próprios do município.
A unidade também possui salas de descanso para os alunos, com colchonetes, e oferece quatro refeições diárias: café da manhã, colação (frutas), almoço e pré-jantar, garantindo segurança alimentar durante toda a jornada escolar.
Gestão municipal amplia investimentos na educação
O prefeito Arthur Henrique destacou, ainda, que a entrega da escola integra um conjunto de investimentos estruturantes na educação municipal. “Além das entregas, iniciamos o ano com uma frota renovada de transporte escolar, fardamento e material didático já entregues, garantindo então estrutura, qualidade e dignidade para nossos alunos desde o primeiro dia de aula”, afirmou.
Ele também destacou que a expansão da rede seguirá como uma das principais prioridades da gestão, acompanhando o ritmo acelerado de crescimento da cidade. “Boa Vista é hoje a capital que mais cresce em população no país e precisamos garantir que a infraestrutura educacional acompanhe essa realidade. Já entregamos quase 170 novas salas de aula, com aumento da oferta em mais de 15 mil vagas.
De acordo com a Prefeitura, atualmente, temos 12 escolas em processo de licitação e outras cinco em fase de projeto, somando 17 novas unidades. Nosso planejamento é licitar e iniciar a construção de, no mínimo, dez escolas por ano até o fim da gestão”, afirmou.
O olhar dos alunos sobre a nova escola
Além disso, os estudantes também celebram a nova estrutura e as oportunidades oferecidas pela unidade de tempo integral. Yasmin Letícia, 11 anos, aluna do 6º ano, aprovou os novos espaços de aprendizagem. “Gostei muito da escola, principalmente do laboratório de ciências e da quadra. Como resultado, a gente fica empolgado em vir ‘pra cá’, pois está tudo muito lindo”, disse.
Já Sophia Santos, de 12 anos, também do 6º ano, destacou os recursos tecnológicos. “Eu adorei a minha sala. Tem uma TV ‘gigante’ que ajuda muito na hora da aula. Ficou muito linda a escola e estou feliz de estudar aqui”, destacou.
Mais escolas entregues em 2026
Por fim, além da Escola Municipal de Tempo Integral José David Feitosa, a Prefeitura de Boa Vista entregou assim outras três unidades escolares neste ano:
- Escola Municipal Professor Fridman da Cunha Nascimento, no bairro Pedra Pintada
- Escola Municipal Professor Ronilson Silva Nascimento, no bairro Araceli
- Escola Municipal Professor Francisco Pedrosa, no bairro Dr. Airton Rocha
Fonte: Da Redação


