O deputado Jalser Renier (SD) disse neste sábado (26) que a convocação de uma sessão extraordinária na Assembleia Legislativa (ALE-RR) por parte dos deputados, durante o feriado de carnaval, é uma afronta ao regimento interno da instituição.
Conforme o deputado, que é o presidente da Casa, somente ele tem o poder de convocar uma reunião extraordinária. “E isso se faz quando há uma emergência, que justifique esforço e gastos extras” disse por meio de nota à imprensa.
Ocorre que no artigo 119, parágrafo 1º, incisso II e parágrafo 2º do Regimento interno da Assembleia, um requerimento da maioria dos deputados justifica a convocação de sessão ordinária.
Nesse sentido, dos 24 deputados, 16 assinaram o requerimento. Sendo assim, a sessão está marcada para as 10h de segunda-feira (28).
A votação ocorre após o ministro Alexandre de Moraes reconsiderar parcialmente a decisão do dia 23. Então ele autorizou a retomada do processo na Casa nessa sexta-feira (25).
Jalser respondeu a um processo disciplinar na Comissão de Ética da ALE-RR por quebra de decoro parlamentar. O motivo é a suspeita de ser o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos.
Fonte: Da Redação