Um candidato do processo seletivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) identificou falhas no resultado da seleção preliminar de aprovados. Ele denunciou o caso nesta quinta-feira (09).
A Selecon, banca responsável pelo certame 001/2022, divulgou o processo de seleção com vagas para nível superior, médio, técnico e fundamental em janeiro deste ano, já o resultado preliminar foi divulgado no último dia 5 deste mês.
Conforme o edital, a seleção ocorre em etapa única, a avaliação de títulos. No entanto, de acordo com o denunciante, a banca não cumpriu o que pede no edital a respeito da comprovação de experiência profissional.
Isto porque, segundo um dos itens do certame, os candidatos deveriam comprovar a experiência profissional somente na área da função em que se inscreveu. Contudo, o denunciante explicou que alguns selecionados no resultado preliminar usaram da experiência no cargo de técnico em enfermagem para pleitear vaga no cargo de enfermeiro.
“Temos colegas que se formaram recentemente em enfermagem e colocaram 10 anos de experiência profissional como técnico de enfermagem. A Selecon por um erro gravíssimo computou esses anos de técnico em enfermagem na função de enfermeiro, sendo que o técnico de enfermagem é uma profissão distinta do enfermeiro”, explicou.
Cada ano de experiência foi computado com quatro pontos, sendo assim, os candidatos poderiam ter pontuação máxima de até 40 pontos.
“Tenho dois colegas que formaram ano passado e pontuaram com a nota máxima. No documento eles enviaram como técnico de enfermagem e computou para enfermeiro e está errado. A gente pagou por um serviço no qual estamos sendo prejudicados, lesados de maneira grotesca e com isso beneficiando uma pequena minoria”, disse.
Ainda conforme o candidato, alguns dos inscritos já procuraram a banca para denunciar o caso, mas não conseguiram respostas.
Citados
O Roraima em Tempo procurou a banca responsável pelo certame, no entanto, não houve retorno até o encerramento da matéria. Já a Sesau informou que não estava ciente sobre o caso.
“A Sesau ressalta ainda que o candidato pode contestar o resultado preliminar do certame, mediante interposição de recurso junto ao Selecon (Instituto Nacional de Seleções e Concursos). O prazo termina nesta sexta-feira (11)”, reforçou.
Fonte: Da Redação, 93 FM