Triagem no Hospital da Criança: saiba como funciona atendimento na unidade

Atendimentos são classificados em cinco níveis pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul

Triagem no Hospital da Criança: saiba como funciona atendimento na unidade
Novo sistema de triagem foi implantado há dois meses – Foto: Divulgação/PMBV

A prefeitura de Boa Vista implantou há cerca de dois meses um novo formato de triagem no Hospital da Criança Santo Antônio. Conforme a prefeitura, o objetivo é oferecer um atendimento seguro e mais rápido na unidade que atende crianças de 29 dias a 12 anos de todo o estado, além de Guiana, Venezuela e comunidades indígenas.

Com a mudança, o hospital registrou 5.733 atendimentos na base de acolhimento em janeiro, já em fevereiro fechou com 4.204. Nos 20 dias de março, a unidade realizou 3.768 atendimentos.

A criança que chegar para atendimento, passa pela triagem e sai do acolhimento com a verificação de sinais vitais, como temperatura, peso, pressão arterial, frequência cardíaca, saturação e glicemia capilar.

Em seguida, recebe uma ficha, com o tempo de espera e local que o pai, mãe ou responsável vão aguardar atendimento, seguindo uma cor indicada pelo acolhimento.

Confira as cores de cada atendimento:

  • Vermelho (Emergência – Atendimento imediato em até 10 minutos, ex: obstrução de vias aéreas, afogamento)
  • Laranja (Muito urgente – Atendimento até 10 minutos, ex: cortes profundos, desmaio)
  • Amarelo (Urgente – Atendimento até 20 minutos, ex: febre, sintoma de resfriado)
  • Verde (Pouco Urgente – Atendimento 30 a 60 minutos, ex: sem febre, pedido de avaliação)
  • Azul (Não Urgente – Atendimento de 30 a 60 minutos, ex: sem febre, pedido de retorno)

Conforme a coordenadora de enfermagem de acolhimento do Hospital da Criança, Maria Stocher, o atendimento não tem demorado. Isto porque seguem a classificação de atendimento e casos com as cores azul e verde seguem para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), anexo ao hospital.

“Todo o cuidado é necessário e não temos demora no atendimento. Verde e Azul ficam na recepção, na segunda recepção a cor amarela e na frente dos consultórios, crianças de ficha vermelha e laranja”, disse.

A mãe do pequeno Beijamin, procurou atendimento na unidade, passou pelo acolhimento e em seguida pegou a ficha de urgência.

“Meu filho está com o quadro de gripe, com tosse e febre, passamos pela triagem, não demorou muito e fomos atendidos. Gosto dos médicos desse hospital, eles olham para a criança, tem todo o cuidado e por isso, nem procuro os meios particulares para atendimento” declarou a mãe Stefanie Monteiro.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x