Boa Vista inicia vacinação contra febre aftosa em rebanhos de comunidade indígenas

Município é único em Roraima que realiza a campanha gratuitamente, conforme prefeitura

Boa Vista inicia vacinação contra febre aftosa em rebanhos de comunidade indígenas
Mais de 307 animais já foram imunizados – Foto: Divulgação

A 1ª etapa da vacinação contra a Febre Aftosa, que deve imunizar 3,5 mil animais em 17 comunidades indígenas iniciou nessa quarta-feira (19) em Boa Vista.

Conforme a prefeitura, o município é único em Roraima que realiza a campanha gratuitamente.

Imunização

A ação começou na comunidade Truaru da Cabeceira, localizada cerca de 75km da capital. De acordo com técnico agropecuário da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Ariosto Brito, essa etapa da vacinação vai até o dia 28, e a segunda ocorre no mês de outubro.

“Além da imunização contra a aftosa, que a prefeitura executa há 10 anos, os animais também são vermifugados. E a assistência prestada aos produtores vai desde o melhoramento genético do rebanho, suplementação alimentar, até o fornecimento de arame para contenção dos animais”, disse Brito.

Conforme o tuxaua, Alcemir Duarte Lima, 129 famílias vivem na comunidade Truaru e realizam a atividade pecuária. No local, os proprietários de rebanhos receberam orientações e imunizaram 307 animais.

“Essa vacinação da Febre Aftosa ajuda bastante a fortalecer a nossa produção bovina”, relata.

De acordo com a gestão, a equipe de imunização da SMAAI conta com um veterinário e dois técnicos em agropecuária. Eles fazem a orientação aos pecuaristas sobre a vacina bem como sobre a parte veterinária dos animais.

Para o casal de pecuaristas Maria Eliane Matias e Hilmo de Araújo Braga que moram há 10 anos na comunidade Truaru da Cabeceira o trabalho feito pela prefeitura de Boa Vista auxilia a todos.

“Para nós pecuaristas, essa contribuição da prefeitura é muito boa. E todo ano, ela nos fornece essa vacinação, por isso, só temos a agradecer”, elogiou.

Vacinação contra Brucelose

Além da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, a prefeitura também contribui com o desenvolvimento do setor pecuário com a vacina brucelose. A dose é cobrada pelo Ministério de Abastecimento, Pecuária e Agricultura (MAPA). Dessa forma, os produtores adquirem o imunizante e a equipe da SMAAI, faz a aplicação.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x