A pré-candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), usou as redes sociais nesse fim de semana para desmentir as fake news que envolvem o nome dela. Desse modo, Teresa destacou quatro assuntos que pessoas lançam, de forma recorrente, em grupos de WhatsApp, Facebook, Instagram e em matérias maldosas.
A primeira fake news diz respeito à carga horária dos servidores estaduais. Ela esclarece que sendo eleita governadora não existe a possibilidade dos funcionários trabalharem dois períodos e que eles poderão ter dois vínculos. Teresa confirma ainda que esse é um de seus compromissos de campanha.
Além disso, outra questão é sobre o agronegócio. Ela disse que Roraima já tem, acima de tudo, vocação natural e que o Estado tem uma grande necessidade de produção de alimentos. Ela ainda afirmou que nunca será contra e sempre foi uma apoiadora da soja. Teresa ainda completou dizendo que os pequenos produtores estão abandonados no Estado e que eles terão oportunidades para produzir e gerar empregos.
Da mesma forma, um tema também abordado pela pré-candidata foi a realização de concursos públicos. Na interação com os internautas, Teresa lembrou que nos dois últimos mandatos dela como prefeita de Boa Vista, realizou 11 concursos. Ela destacou então que, sendo governadora, o servidor de carreira poderá ter a certeza que terá a valorização necessária para um bom atendimento ao público.
Os internautas ainda perguntaram sobre as fake news disseminadas nas redes sociais sobre ideologia de gênero das escolas. Nesse sentido, ela garantiu que nunca existiu esse tipo de discussão. Teresa relembrou que das 126 escolas municipais, a construção de 90 foi em suas gestões. Para finalizar alertou os roraimenses sobre as mentiras descabidas atreladas ao nome dela no intuito de desgastar a imagem construída ao logo de décadas de trabalho.
Gabinete do ódio
Não é de hoje que as notícias falsas têm inundado as redes sociais. Normalmente essas maldades saem de gabinetes do ódio, principalmente os instalados dentro da Rádio Roraima, gerida pelo Governo do Estado e até mesmo no Palácio Senador Hélio Campos, refúgio do chefe do executivo estadual. Essa denúncia já foi apurada e divulgada pelo Roraima em Tempo em outras reportagens.
Pesquisa de intenção de votos
Pesquisa do Instituto Pontual
mostra a pré-candidata ao
Governo de Roraima, Teresa Surita
(MDB) com 64,6%, o dobro do
governador Antônio Denarium (PP)
que aparece com 32,3% das
intenções de voto. Fábio Almeida
(PSOL) alcançou 3,1%.
Quando se considera apenas Boa Vista Teresa Surita tem 69%, Denarium 27% e Fábio 4%. Levando em consideração as pessoas ouvidas no interior do Estado a ex-prefeita da capital tem 57,1%, o governador 41,3% e Fábio 1,6%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RR-06836/2022 e foi realizada nos 15 municípios de Roraima. Ao todo 1.795 pessoas foram ouvidas. A margem de erro é de 2,31% e confiança de 95%.