Pais de alunos da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo, localizada na sede de São João da Baliza, Sul de Roraima, voltaram a denunciar a precariedade da unidade nesta quinta-feira (5).
Anteriormente, o Roraima em Tempo já havia recebido denúncias sobre a precariedade na estrutura da escola. Em abril, a unidade recebeu os alunos da Escola Estadual Henrique Dias, pois o local também se encontrava em péssimas condições de uso.
Conforme a denúncia, a escola Francisco Ricardo Macedo comporta cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano. Já a Henrique Dias tem cerca de 350 estudantes do ensino médio e EJA. Ou seja, há em torno de 750 crianças, adolescentes atualmente na unidade.
Marco Antônio Nascimento, pai de uma aluna de 13 anos, disse que a situação na escola está caótica.
“Aqui no banheiro feminino só tem um dos três boxes funcionando. Já no banheiro masculino, nenhum dos três boxes tem porta. E um deles não tem porta e nem vaso. Portanto, uma situação complicada” relatou.
Outras denúncias
Em fevereiro, pais de alunos enviaram à reportagem imagens da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo que mostravam o chão das salas e corredores sem cerâmica, forros deteriorados e fiação exposta.
Também há denuncias sobre a precariedade de outras escolas estaduais enviadas à reportagem. Há exemplo a do dia 18 de março, onde mães de alunos da Escola Estadual Raimundo Carlos Mesquita, localizada na Serra Grande II denunciaram que a unidade se encontra em péssimas condições de uso.
Em uma das salas, é possível ver o teto sem o forro e a água da chuva adentrando o espaço com os alunos ainda dentro.
Citada
O Roraima em Tempo entrou em contato com o governo estadual para posicionamento sobre o caso que por meio de nota disse que a Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo será contemplada com obras de reforma geral.
Disse ainda que a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) é a responsável pela elaboração do projeto básico e após a conclusão e aprovação do projeto, será iniciado o processo licitatório para reforma.
Fonte: Da Redação