No próximo domingo (8) é comemorado o Dia das Mães e a Prefeitura de Boa Vista celebrou a data nesta sexta-feira (6) com as mães servidoras. Elas representam 61% do quadro municipal.
A prefeitura organizou uma programação especial no Palácio 9 de Julho para homenagear essas mulheres guerreiras, exemplo de força, coragem e amor.
Teve recepção musical, mensagem do Dia das Mães, apresentação do Coral do Servidor, bem como café da manhã.
Além disso teve atendimento médico, vacina contra a Covid-19 e Influenza e testes rápidos de HIV, hepatite e Sífilis.
“As mães são as nossas primeiras heroínas, nossa esperança e referência desde a infância. Acredito muito no poder transformador que elas têm. Nós do poder público fazemos a nossa parte, mas são vocês que direcionam o futuro de uma pessoa. Fazer com que uma criança se torne um adulto melhor está relacionado ao papel das mães”, declarou o prefeito Arthur Henrique.
Para a servidora Leida Cavalcante, a cada ano a prefeitura surpreende nesta data.
“Me sinto privilegiada por ser mãe e também por ser servidora da prefeitura, que nunca deixou essa data passar. Foi tudo lindo e organizado. É uma satisfação fazer parte desse time. Quem dera se todas as repartições públicas fossem como a prefeitura, que realmente valoriza o servidor”, disse.
A guarda municipal Karina Lopes, 47 anos, ficou emocionada. Ela é mãe de duas filhas, e enxerga esse papel como um desafio diário.
“Hoje temos que ser mãe, esposa, amiga e conciliar tudo isso com a vida profissional. Esse evento da prefeitura só nos deixa ainda mais felizes e orgulhosas, porque realmente somos umas heroínas”, disse.
Sete meses de licença maternidade
Conforme a prefeitura, de um total de 11.477 servidores, 7.113 são mães, o que representa 61% de todo o quadro.
Seguindo as políticas da Capital da Primeira Infância, bem como de valorização profissional, Boa Vista é a única capital que concede 7 meses de licença maternidade.
Desde que a lei entrou em vigor, em janeiro de 2020, 453 servidoras já foram beneficiadas. Dessa forma, com o aumento de 180 para 210 dias na licença tornou a capital de Roraima a primeira cidade do Brasil a oferecer o benefício durante esse período.
“Passar mais tempo com os filhos é o sonho de toda mãe e a servidora da prefeitura tem esse benefício. A ampliação da licença permite que a mãe tenha a possibilidade de estender a amamentação exclusiva, além de facilitar o processo de introdução alimentar no 7º mês”, disse Arthur Henrique.
Fonte: Da Redação