Moradora da zona Rural de Boa Vista denuncia falta de transporte para atender alunos da região

Mãe de aluno que precisa estudar na área urbana denunciou que ônibus estão sem combustível

Moradora da zona Rural de Boa Vista denuncia falta de transporte para atender alunos da região
Fachada da Secretaria de Educação e Desportos (Seed)- Foto: Divulgação/Seed

Mônica Alves, moradora do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, denunciou à reportagem a falta de transporte escolar do Governo de Roraima para atender o filho e outros estudantes da região. A denúncia foi feita ao Roraima em Tempo nesta quinta-feira (26), contudo a situação ocorre há três dias.

Os ônibus atendem a região do Monte Cristo, Pedra Pintada e Bom Intento, pois não tem escolas estaduais nas proximidades. Dessa forma, os alunos usam o transporte do governo para chegar até escolas localizadas na área urbana de Boa Vista.

De acordo com Mônica Alves, entre os problemas dos ônibus estão a falta de combustível e veículos quebrados. Ela conta que na última sexta-feira (20) o motorista precisou abastecer o veículo para conseguir deixar todos os estudantes em casa.

“Essa semana quando a gente pensou que ia normalizar, não tem ônibus porque não tem combustível. Tem uma monitora dentro do ônibus, mas ela também não tem muito o que falar. Ela só diz que eles falam que estão resolvendo e até agora não deram notícia específica sobre dia que vai retornar o ônibus”, disse.

A mãe do estudante revela que para não prejudicar o desempenho do filho nos estudos, eles fazem o trajeto até a Escola Estadual Ana Libória de moto. Por outro lado, outros estudantes não tem as mesmas condições.

“Só não tá perdendo [aula] porque estou me virando, tenho uma motinha e estou indo na chuva deixar ele, é o jeito! Os outros que não tem [transporte] estão perdendo aula. A gente só queria saber o que está acontecendo”, contou.

Ela afirma ainda que a falta de transporte ocorre apenas para alunos da rede estadual, já os alunos do município não enfrentam o problema.

“O ônibus da prefeitura pega os alunos, só que de oito anos que a gente está lá, nunca falhou um dia. São os mesmos modelos de ônibus do governo federal. Eles entram dentro do bairro, pegam os alunos e levam lá pras escola do interior. Mas o estado não tem e é preciso vir para cidade”, contou.

Transporte escolar parado

Por outro lado, em março, o Roraima em Tempo recebeu a denúncia de que cerca de 50 ônibus escolares estão parados na Cidade da Polícia Civil, em Boa Vista.

O governo recebeu os veículos em maio de 2021 e realizou a solenidade de entrega em junho do mesmo ano. Ainda em março deste ano, cinco dos 49 ônibus começaram a atender estudantes da zona Rural de Boa Vista.

O governo encaminhou os cinco veículos escolares para rotas das regiões do Bom Intento e do P.A. Nova Amazônia. Ou seja, outros 44 ônibus estão na Cidade da Polícia Civil.

Contudo, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) disse em nota que, para os ônibus entrarem em atividade, eles precisam ser tombados.

Citada

Em nota, a Seed afirmou que o serviço na região do Bom Intento foi solucionado hoje (26). Por outro lado, nas regiões Monte Cristo e Pedra Pintada, o serviço será normalizado na próxima semana.

Além disso, acrescentou que no dia 02 de maio o transporte escolar começou a ser regularizado em todos os munícipios.

“Esclarece que alguns casos pontuais de descontinuidade do serviço estão sendo apurados e a Seed está buscando solucionar com a maior brevidade, a fim de não prejudicar os estudantes”, completou.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x