A partir desta quarta-feira (1º), o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido. A substituição não é obrigatória, pois será implementada de forma gradual para novas habilitações e em emissões de segunda via ou renovação.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno”. As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.
Entre as mudanças estão a substituição da cor azul pela verde e amarelo. Além disso, o documento terá novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes.
A CNH terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos. Outra modificação é uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.
Fonte: Agência Brasil