Roraima tem 10 municípios em estado de emergência em razão das fortes chuvas caudas pelo rigoroso inverno deste ano. As situações de emergência foram publicadas em Diário Oficial entre os meses de maio e junho.
Os municípios que decretaram situação de emergência são:
- Cantá;
- São João da Baliza;
- Iracema;
- Alto Alegre;
- Normandia;
- Bonfim;
- Caracaraí;
- Amajari;
- Caroebe;
- Rorainópolis;
Previsão
De acordo com o boletim climático da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femah) aponta que em junho, já choveu o equivalente a 59mm somente na capital Boa Vista.
Já para os próximos dias, a previsão para todo o estado é de que algumas áreas do estado sejam atingidas por chuvas próximas de 50mm.
As fortes chuvas ainda devem permanecer nos meses de junhos e julho, conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia.
O meteorologista da Femarh, Ramon Alves Ramon explicou sobre a previsão para o estado.
“A previsão continua sendo a mesma em razão do fenômeno ‘La nina’ que intensifica as chuvas na nossa região […] Para os próximos meses é de chuva acima do normal climatológico. O nosso final de período chuvoso é em setembro, ou seja, são seis meses de chuva. Os meses mais chuvosos é justamente junho e julho,” explicou Ramon.
Nível do Rio Branco
De acordo com o governo de Roraima, o Rio Branco apresenta nível de 7,34mm. Já nos invernos anteriores, nos meses de maio e junho o rio apontou nível entre 5,63m e 8,50m.
Ajuda à população
Conforme o governo de Roraima as famílias em área de risco estão recebendo apoio durante o inverno. Dessa forma, a Defesa Civil vem realizando vistorias, vistorias nas estradas, vicinais, pontes e outras estruturas bem como fazendo a retirada de pessoas das das áreas afetadas pelas cheias dos rios e igarapés.
Mais de 30 famílias já solicitaram ajuda, no entanto, nenhuma se encontra desabrigada já que foram realojadas em casa de amigos e familiares.
Fonte: Da Redação