Quatro documentários roraimenses são destaque na Mostra de Cinema de Ouro Preto

A 17ª edição ocorrerá entre os dias 22 e 27 de junho

Quatro documentários roraimenses são destaque na Mostra de Cinema de Ouro Preto
Trecho de Vamos a Luta (Foto: Divulgação)

Com o tema “Preservar, transformar, persistir”, a tradicional Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) desse ano, contará com quatro documentários roraimenses. A princípio, 17ª edição ocorrerá entre os dias 22 e 27 de junho.

Os títulos escolhidos foram:

  • Kaiser Wilhelm Institut Für Anthropologie Tupiniquim, de Denilson Baniwa;
  • Pi’õnhitsi, mulheres Xavante sem nomede Tiago Campos Torres e Divino Tserewahú; 
  • Vamos à Luta, de Divino Tserewahú;
  • Watoriki Xapiripë Yanopë – Casa dos Espíritos, de Morzaniel Iramari e Dário Kopenawa.

Sobretudo, a edição desse ano tem como objetivo dar visibilidade a produções realizadas por cineastas indígenas, seus processos de realização, seus tipos de cinema, memórias, cotidianos, desafios e aprendizado. Bem como reforçar a importância da memória como perspectiva para o futuro e um desafio à preservação.

Serão seis dias de programação totalmente gratuita. Quem participar do evento poderá assistir aos filmes em uma sala de cinema. Assim também, poderá participar de debates, masterclasses internacionais, rodas de conversa, oficinas, lançamento de livros e de várias outras manifestações artísticas.

O CineOP é o único festival de cinema brasileiro dedicado a discutir o áudio visual como patrimônio. Como resultado, o evento oferece uma estrutura de programação focada em três eixos: preservação, história e educação.

Por fim, a programação completa da 17ª CineOP, com todos os filmes, informações, datas de exibição e outros destaques está disponível no site www.cineop.com.br

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x