Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Roraima é o pior estado em desigualdade de renda do país.
Conforme os dados, o estado ficou com 596 pontos na tabela de classificação. Por outro lado, o segundo colocado é o Rio Grande do Norte com 587 pontos.
Quem aparece como terceiro colocado no ranking da desigualdade de renda é o estado de Pernambuco. Sua pontuação na tabela é de 579.
Os melhores estados
O último lugar nesse ranking negativo ficou ocupado por Santa Catarina com 424 pontos. São quase 200 pontos de diferença de Roraima.
O segundo estado com menos desigualdade de renda no Brasil é Rondônia. O estado ficou com 459 pontos. Em contrapartida, Mato Grosso aparece como o terceiro colocado com 461 pontos.
Taxa de desemprego
No segundo trimestre de 2021, a taxa de desemprego se manteve estável. A estimativa é que 13,6% da população estava desocupada entre abril e junho deste ano.
Os dados são da pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O órgão divulgou as informações ontem (27).
Os indicadores representam a população com 14 anos ou mais de idade. De acordo com o instituto, a diferença na taxa de desocupação em comparação ao primeiro trimestre de 2021 foi de -0,5%. Ou seja, naquele período Roraima tinha uma taxa de desempregados de 14%.
Já o número de empregados subiu em 2,8%. A taxa passou de 50,2% no trimestre anterior para 53% nos meses de abril a junho.
Fonte: Da Redação