Uma paciente, que não quis se identificar por medo de represálias, denunciou que não consegue realizar um cirurgia ortopédica. O motivo, conforme ela, é que o arco cirúrgico está quebrado há uma semana no Hospital Geral de Roraima (HGR).
O aparelho é uma espécie de raio-x que mostra a imagem da cirurgia em tempo real. O uso dele é fundamental para o procedimento.
A mulher está internada à espera da cirurgia. Ela sofreu um acidente na semana passada e quebrou o braço. Ao chegar no hospital o médico que a atendeu constatou que estava tudo normal.
Contudo, ao voltar para casa sentiu dores intensas. Então ela retornou para uma nova avaliação.
Logo depois disso, o médico determinou a internação e disse que a cirurgia ocorreria rapidamente. Contudo, a paciente descobriu que havia um problema.
“Aí agora passou um dia, dois três. Aí eu vim descobrir agora que é porque o arco está quebrado. Já tem uma semana que tá quebrado o arco cirúrgico”, relatou.
Ainda de acordo com a paciente, a informação que recebeu é de que a peça para manutenção do aparelho está vindo do Amazonas. O que a deixa inda mais apreensiva pela demora. “O que disseram para a gente aqui e que a peça já está em Manaus”.
Cirurgia interrompida
No último sábado (18), o professor Richard Lima denunciou que, só depois que recebeu a anestesia, foi informado de que a cirurgia não iria ocorrer.
O caso aconteceu na sexta-feira 17 no Centro Cirúrgico do HGR. Richard já espera a oportunidade para fazer a cirurgia há quase dois meses.
“Fui anestesiado e depois de anestesiado não houve a cirurgia. E quando passei a minha mão direita lá no ombro esquerdo, não houve a cirurgia e ninguém me deu uma satisfação. Ninguém. O que aconteceu? Fui para uma sala, me devolveram para o leito e eu não soube de nada. A única coisa que eu soube é que não ia mais ser cirurgiado”.
Em nota, a Sesau afirmou que vai averiguar a situação. Disse ainda que iria conversar com a equipe médica que o atendeu e tomar as providências necessárias.
Citada
Sobre o arco cirúrgico a Sesau informou que solicitou a aquisição de um novo aparelho que deverá chegar ainda este mês. A previsão de retomada das cirurgias ortopédicas no é para o dia 1º de julho.
Fonte: Da Redação