A animação “A inacreditável história do milho gigante”, dirigido por Aldenor Pimentel, está em exibição na programação on-line do 1º Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia (Ficar).
Na programação, podem ser assistidos mais de 30 filmes. Está previsto ainda o seminário virtual “Como usar o cinema de animação em sala de aula”, além de mesas-redondas sobre animação em Rondônia, na Amazônia e no Brasil, festivais de cinema de animação infantojuvenis e novas redes sociais.
“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021.
Pimentel participa ainda do festival como um dos debatedores da mesa-redonda “Cinema de Animação em Rondônia e na Amazônia”.
Histórico e enredo
Ao todo, o filme roraimense foi selecionado até agora em 18 festivais nacionais e internacionais e já ganhou seis prêmios, sendo três brasileiros e três estrangeiros. A animação foi exibida em festivais de cinema nos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Nigéria, em Estados de todas as regiões brasileiras, exceto região Sul, bem como exibições on-line.
O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel, publicado também nas versões cordel e livro infantil.
Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?
Fonte: Da Redação