As buscas por um avião que desapareceu na área indígena Yanomami devem ser retomadas por terra nesta terça-feira (17). A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Roraima (PCRR).
Ao Roraima em Tempo, o órgão informou que os trabalhos devem ser iniciado nas primeiras horas por equipes do Corpo de Bombeiros. Além disso, pelo menos dois Boletins de Ocorrência (B.O) foram registrados logo após o desaparecimento.
“Uma equipe com quatro bombeiros, especialistas em buscas terrestres, será lançada, por helicóptero, próximo ao local indicado nos últimos sinais de GPS emitidos pelos equipamentos da aeronave”, destacou.
O avião, modelo POTY, prefixo PU-POT, fazia um voo para a comunidade Homoxi, localidade que possui uma área de garimpo ilegal, mas acabou desaparecendo. A Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a realizar buscas pela região, mas acabou suspendendo os trabalhos no domingo (15).
“Contudo, a suspensão não significa encerramento e a operação de Busca e Salvamento pode ser reativada quando justificada por meio do surgimento de novas informações sobre a aeronave e/ou o piloto”, destacou a FAB.
Desespero e Angústia
O comunicado do desparecimento da aeronave foi feito por Amanda Lira, 23 anos, esposa do piloto Cristiano Nava da Encarnação, 32 anos. De acordo com ela, o avião decolou por volta de 7h45 da pista do Timbó, zona rural de Boa Vista, na última quarta-feira (4).
“Todo dia a FAB [Força Aérea Brasileira] diz que está em busca, mas não acharam nada até agora. Estamos desolados e angustiados, com medo da FAB acabar com as buscas e não obtermos respostas”, declarou.
Além de Nava, também estão desparecidos o mecânico Wallace Gabriel Lopes, de 24 anos, o dono do veículo, Antônio José Oliveira da Silva, de 46 anos.
A Polícia Civil informou ainda que a missão de busca que será realizada pelo Corpo de Bombeiro deve durar de 5 a 7 dias. Na ocasião, as equipes manterão contato através de sistema de telefonia via satélite (telefone satelital), realizando atualização das informações sobre a missão diariamente.
Por Minervaldo Lopes