De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de casos de mortes violentas registrados em Roraima em 2021 foi de 232. Comparando com 2020, o número é 5,8% maior.
A pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública utiliza dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Civil. Nessa categoria, o Fórum avalia o número de mortes em casos como latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
Estima-se assim que, a taxa no estado é de 35,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Em 2020, essa taxa de mortes era de 33,6 a cada 100 mil habitantes.
Ao contrário de Roraima, os índices de mortes violentas no Brasil caiu 6,5% em relação ao ano anterior, registrando quase 3 mil mortes a menos.
Índice caiu com intervenção federal em 2019
Desde 2011, o ano com o maior índice de mortes violentas em Roraima foi 2018, com o registro de 384 mortes. Contudo, em novembro desse mesmo ano, o Governo Federal enviou a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para o maior presídio de Roraima, o que contribuiu para a redução das mortes dentro e fora da unidade.
Agentes federais assumiram a segurança na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e permaneceram até novembro de 2021. Ou seja, o atual governo trabalhou sob intervenção federal na Pamc durante quase todos os anos de gestão.
Conforme a série histórica do Anuário de Segurança Pública, o ano com o menor índice de mortes violentas foi 2011, com 60 mortes registradas.
Veja a seguir a tabela com os números de casos da região Norte:
Segurança Pública
Na primeira matéria da série, o Roraima em Tempo reproduziu os números do Anuário de Segurança Pública que mostraram Roraima como o pior Estado em registros estatísticos de violência do país.
O anuário avaliou os dados fornecidos pelas Secretarias de Segurança Pública ou de Defesa Social de todos os estados brasileiros.
Dessa forma, Roraima ficou em 27º lugar na qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais.
O quesito pior avaliado pelo Fórum de Segurança Pública foi, sobretudo, a transparência das informações. Enquanto o Estado de São Paulo pontuou 19,80 e ficou em primeiro lugar, Roraima pontou 2,25.
Procurada, a Secretaria de Estado da Segurança (Sesp) não explicou os motivos que a levaram a colocar Roraima na última posição no ranking.
A redação também perguntou sobre os investimentos na segurança realizados pelo governo nas áreas como inteligência, estrutura e pessoal. Da mesma forma, o Governo de Roraima não respondeu.
Fonte: Da Redação