A maior feira da agricultura familiar de Roraima, a Agrobv 2022 está atraindo a população para visitação ao campo de girassóis e para acompanhar as diversas exposições no local.
O evento, que está sendo realizado entre os dias 22 a 24 de julho no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na entrada do Bom intento (Km 5), recebeu autoridades neste sábado (23) como o prefeito Arthur Henrique (MDB), a ex-prefeita e pré-candidata ao governo Teresa Surita e o pré-candidato ao Senado Romero Jucá.
Assim, Arthur Henrique falou sobre a importância do evento para Roraima e os impactos positivos não só na agricultura.
“A feira tomou grandes proporções e hoje também é um evento técnico com oportunidade de negócios […] Aqui a prefeitura faz ensaios técnicos, para encontrar cultivos adequados para o nosso clima ou que suportam melhor as ‘pragas’. Existe um trabalho grande que a gente vem fazendo desde 2017 ainda na gestão da Teresa e que estamos conseguindo ampliar. […]”, apontou..
Do mesmo modo, Romero Jucá avaliou os benefícios da feira para agricultura familiar.
“É uma alegria estar aqui novamente. A cada ano a Agrobv fica melhor e sempre vem mais coisas para mostrar. […] Ela mostra o resultado da agricultura familiar que é tão importante para o desenvolvimento do nosso estado.”, falou.
Novidades
Neste ano, a feira ganhou espaço com a “Fazendinha Kids” voltada para as crianças. Mini pônei, mini vaca, bem como cabras, porca com seus filhotes, dentre outros animais. A ação é em parceria com o programa Família que Acolhe.
Além disso, a Agrobv conta com um pavilhão de um espaço para comercialização de produtos regionais produzidos pela agricultura familiar de Boa Vista.
Nesse sentido, teve também o AgroBVRun para incentivar o esporte. Dessa forma, a programação contou com a 2ª edição de uma corrida com percurso de 5 km.
Girassóis
Conforme a prefeitura de Boa Vista, três tipos de girassol foram plantados no campo experimental em uma área de 4 hectares. São eles, o híbrido, que tem como finalidade a produção de óleo, bem como o girassol ornamental, conhecido também como coloridos. Por fim, o girassol anão, que cresce até 50 cm e tem cor amarelo ouro.
Quem também veio de longe conhecer o campo foi a aposentada, Sonia Queiroz, de 71 anos. Ela disse que se encantou com a beleza da flor do girassol.
“É algo inédito pra mim, eu nunca havia visto. Boa Vista está de parabéns por esse campo. Já tirei várias fotos porque tá tudo bem organizado e bonito”, disse a aposentada.
Oportunidade na feira
Da mesma maneira, a feira também é uma oportunidade para que as pessoas conheçam soluções para quem está pensando em investir no agro ou continuar trabalhando com novas tecnologias. Assim também, há ainda 32 tendas tendas para os expositores locais e de outros estados.
A empresa HM Rubber tem 12 anos de serviço de soluções de vedação que melhora a eficiência de silos, entre tantos serviços. Com sede no Paraná, atua em Roraima através de seus produtos vendidos em empresas de materiais de construção. Então, pela primeira vez, a empresa participa de uma feira voltada para o agro.
“Como representante da região Norte, escolhi esse evento acreditando no potencial do estado no armazenamento de grãos. Vamos trazer a nanotecnologia da borracha o mesmo utilizado para fazer o pneu de aviões, carros de corridas como soluções de vedação, entre tantas formas que pode ser encontrada pela HM rubber“, pontuou.
Por fim, o produtor de mel Francisco Borges, disse que é a primeira vez que participa da feira. Ele comentou que observou os girassóis e as expectativas foram as melhores para a apicultura.
“A gente depende de flores e sabemos que o girassol tem um grande potencial na produção de mel. A feira também é uma maneira da gente expor nosso produto que é orgânica. Com certeza quem vir aqui vai gostar e não vai se arrepender. É um momento único e estamos felizes“, afirmou.
Fonte: Da Redação