Maria Nildete é mãe de dois alunos da Escola Estadual Clovis Nova da Costa, localizada na BR-210, em Caroebe, que atende alunos da zona Rural. Ela afirma que desde maio as aulas estavam interrompidas, e quando retornaram, seus filhos ficaram sem transporte para ir à escola. A mãe denunciou a situação à Rádio 93 FM nessa segunda-feira (1º).
Moradora da zona Rural de Caroebe, ela afirma que o transporte escolar nunca chegou nas vicinais 09 e 10. Mas apenas nas outras vias próximas.
De acordo com Maria, a justificativa apresentada pelo governo é de que as duas rotas são novas. Contudo, ela diz que ambas existem desde 1980, e que nos anos anteriores havia transporte escolar na região, mas que agora não está mais atendendo.
Nildete teme pelos prejuízos que a distância da sala de aula pode causar ao aprendizado dos filhos.
“A gente sabe que um aluno, que não foi bem alfabetizado, e já está nessa situação no ensino médio e no ensino fundamental, com certeza, uma preocupação nossa, como é que esses meninos um dia vão passar no vestibular? Como vão cursar uma faculdade?”, disse.
Nesse sentido, a mãe afirma que, juntamente com outros pais, procuraram a gestão da escola e o Ministério Público de Roraima (MPRR) para relatar o ocorrido.
Aulas paradas desde maio
A mãe relatou ainda que as aulas na escola estão paradas desde maio por conta das chuvas, das estradas bem como de outros problemas que inviabilizaram o retorno presencial.
“Eles mandaram realmente as apostilas, mas a gente sabe que isso é só uma farsa, e que ninguém aprende com isso aí não”, pontuou.
Citado
A redação procurou a Secretaria de Estado da Educação (Seed) que disse por meio de nota que a denúncia não procede. E ressaltou que o transporte escolar em Caroebe está regularizado.
Por fim, disse que as rotas relatadas por Nildete na denúncia são novas e precisam ser incluídas no processo de contratação do serviço.
Fonte: Da Redação