Um paciente diagnosticado com Covid-19 ficou internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) por 10 dias e, conforme a família, morreu por falta de assistência. Dessa forma, os familiares processaram o Governo de Roraima e pedem uma indenização por danos morais.
O Roraima em Tempo teve acesso ao processo. O paciente morreu em julho de 2020. De acordo com a ação, ele deu entrada no HGR no dia 30 de junho com piora no quadro da doença.
Assim, no mesmo dia e conforme parecer médico, a família solicitou um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ele, no entanto, não houve retorno.
Já no dia 03 de julho, transferiam o paciente para a ‘área amarela’ do hospital. Todavia, na manhã do dia 6 do mesmo mês, o quadro do homem se agravou.
Desse modo, a família fez um novo pedido de leito de UTI e uma avaliação para para nefrologia (especialidade de doenças do sistema urinário). No entanto, o paciente não resistiu e morreu na tarde do mesmo dia.
‘Falta de assistência’
Segundo o documento, é dever do Estado, garantido por lei, que ele promova assim, serviços públicos e garanta a dignidade humana. Nesse sentido, quando isso não ocorre, também é dever do Estado reparar os danos causados.
” […] O Estado tem o dever de proteger e promovera dignidade da pessoa humana, satisfazendo os direitos fundamentais por meio da prestação de serviços públicos e implementação de políticas pública.” cita trecho do processo.
O processo ainda cita negligências durante o tratamento do paciente.
“O paciente ficou internado por cerca de 10 dias, se agravando cada vez mais e não recebeu o tratamento adequado gratuito previsto em lei.”
Citado
Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)Saúde disse que vai se manifestar a respeito do assunto assim que for devidamente notificada
Fonte: Da Redação