Povos indígenas da Raposa Serra do Sol pedem proteção, saúde e educação de qualidade às autoridades durante mobilização

Ato lembrou a falta de transportes escolares, falta de medicamentos e também de recursos para atender a saúde na região

Povos indígenas da Raposa Serra do Sol pedem proteção, saúde e educação de qualidade às autoridades durante mobilização
Mobilização dos indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol – Foto: Divulgação/CIR

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira (9), os povos da Terra Indígena Raposa Serra do Sol realizam uma mobilização para pedir proteção, saúde e educação de qualidade às autoridades.

Em vídeos divulgados nas redes sociais do Conselho Indígena de Roraima (CIR), uma das representantes indagou o porquê da interrupção dos transportes escolares que deviam atender os alunos da Escola Estadual Indígena Presidente João Pessoa.

“Os alunos enfrentam chuva, enfrentam sol. E agora, por que o transporte escolar parou? Futuramente, esses alunos, são deles que vocês vão precisar. Então peço aqui de vocês, autoridades, juntamente aos alunos se manifestando. Vocês são os homens da lei, mas não veem o que está acontecendo aqui na nossa realidade”, disse.

Do mesmo modo, outro representante destacou sobre a falta de medicamentos e recursos para atender o problema da saúde no local.

“Queremos transportes, queremos recursos para atender a comunidade, para atender a questão da saúde indígena aqui no estado de Roraima. Nós estamos sofrendo”, lamentou.

A redação entrou em contato com a Secretaria e Distrito Sanitário Especial Indígena (Sesai) e com o Ministério de Saúde e aguarda retorno.

Além disso, eles repudiaram o marco temporal, ação do Supremo Tribunal Federal (STJ) que defende que os povos indígenas só têm direito a reivindicar determinada terra caso já estivessem nela quando a Constituição Federal foi promulgada. Assim também à todas as leis que violam os direitos indígenas.

O que diz o governo sobre o transporte dos indígenas

O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo do Estado sobre a situação da falta de transporte aos alunos.

Por meio de nota a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) disse que a empresa contratada para atender o Lote 54 do município de Uiramutã, que inclui o atendimento de estudantes matriculados na Escola Estadual Indígena Presidente João Pessoa, desistiu de prestar serviço.

Dessa forma, a Seed disse que está tomando medidas para convocar a segunda empresa vencedora do lote.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x