Prefeitura realiza 1º Seminário de Suinocultura em Roraima

Evento é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura com a Cooperativa Roraimense de Suinocultura (Coorperrsui)

Prefeitura realiza 1º Seminário de Suinocultura em Roraima
1º Seminário de Suinocultura em Boa Vista – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) realizou nesta terça-feira (16), a abertura do 1° Seminário de Suinocultura de Roraima. O evento ocorre até o dia 19, no Teatro Municipal de Boa Vista.

O evento ocorre por meio da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai) com a Cooperativa Roraimense de Suinocultura (Coorperrsui).

O palestrante do primeiro dia de evento foi o Eduardo Von Atzingen, da S.O.S Suínos do Paraná. Assim, ele falou sobre o melhoramento genético. Do mesmo modo, falou sobre processo de criação de suínos das quatro raças mais relevantes para comercialização.

De acordo com o o secretário-adjunto Cezar Riva, a parceria entre a Smaai e os suinocultores de pequena renda é muito importante. Sobretudo para que o aumento da qualidade do produto e produtividade das atividades na área seja maior.

“É importante a participação dos suinocultores no evento, para que eles tenham uma visão do que é a atividade na área. E não só no Brasil, mas no mundo. Por isso, trouxemos o Eduardo Von Atzingen, para que ele fale sobre o manejo, genética e legislação ambiental relacionadas à suinocultura”.

Implementação

O Brasil é o 4° maior produtor de carne suína no mundo. A implementação da suinocultura em Boa Vista, é importante para que os suinocultores passem a deixar uma produção mais artesanal para uma mais profissional.

Para o zootecnista Ricardo Almeida, que faz parte da Coorperrsui, a é importante para que os suinocultores possam ter uma renda extra. E por esse motivo teve interesse em participar da palestra.

“Eu faço parte do agronegócio há muito tempo. E gosto de explorar muitas áreas. Passei a investir na carne de suínos. É muito bom ver que a Prefeitura está investindo nessa área. Vamos deixar de produzir de forma mais caseira e passar a ser mais industrial”.

Investimentos

O município investe na melhoria da qualidade e sanidade dos produtos de origem animal. Dessa forma, a Prefeitura é responsável pela fiscalização e inspeção durante o abate.

A concessão do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para estes produtos também é uma ação importante.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x