A 5ª Mostra Sesc de Cinema recebeu mais de 1.600 inscrições. Foram 33 produções selecionadas, sendo quatro longas, três médias e 26 curtas. Entre elas, as obras de Roraima, Rabiola e Mike. A divulgação dos filmes selecionados ocorreu na última sexta-feira (12).
As produções selecionadas serão exibidas na mostra nacional on-line, que ocorrerá em outubro deste ano.
Dessa forma, o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego, celebra a média de inscrições nos últimos anos. Para ele, isso comprova a manutenção da produção e o engajamento dos profissionais da área.
“O volume de obras inscritas comprova o quanto o audiovisual brasileiro é rico, resiliente e plural, já que constatamos uma participação bem equilibrada entre cineastas homens e mulheres desde as inscrições”, disse.
No total, o Sesc selecionou entre mostras estaduais, regional e nacional, 305 filmes de todas as regiões do Brasil. Assim, o concurso vai distribuir mais de R$ 100 mil em licenciamentos aos cineastas vencedores da mostra nacional.
Panorama Brasil
Do mesmo modo, a exibição vai trazer uma produção de cada um dos 22 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil. Além disso, também exibirão 10 filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude.
O Sesc estruturou a edição nacional para ocorrer em ambiente virtual – da seleção à exibição. Já as Mostras Estaduais retomarão as exibições presenciais, proporcionados por profissionais da instituição, bem como especialistas convidados.
Mike e Rabiola
Em Roraima, o Sesc selecionou Mike, dirigido por Cláudio Lavôr. Do mesmo modo, também selecionou longa-metragem Rabiola, dirigido por Thiago Briglia.
Mostra Sesc
Lançado em 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. Dessa forma, contribui para a promoção e o lançamento de novos artistas de todo o país.
Fonte: Da Redação